Cremosos, coloridos, suaves ou picantes, seja qual for sua preferência, eles sempre realçam o paladar e mudam por completo o visual de um prato
Um bom molho valoriza qualquer alimento. Não basta ter um ingrediente principal de qualidade, se ele ficar seco e sem graça. O molho dá vida às receitas. Porém, eles são tão variados, que fica difícil saber como combiná-los. Em geral, deve-se seguir uma regra: o molho não pode se sobrepujar à estrela do prato. Se você for fazer um pescado de sabor suave, não coloque um molho forte, como de funghi ou gorgonzola. Prefira um à base de azeite, shoyu, leite de coco, tomate ou manteiga.
Já carnes mais fortes, como a de porco ou de cordeiro, são potentes e podem ser acompanhadas de molhos à base de vinho com ervas ou até dos agridoces, que contrastam com seu sabor forte. Para saladas, o ideal é usar molhos que deem vida e acompanhem o frescor dos vegetais.
Cítricos como laranja e limão ficam ótimos, quando misturados a azeite ou iogurte. Pode-se ainda acrescentar um pouco de mel para quebrar a acidez. Os cítricos também combinam com frango, mais suave, e que pede um molho contrastante. Molhos de ervas e com creme de leite também ficam bons com aves.
Carnes bovinas são perfeitas com molhos de cogumelos, à base de vinho, ou ainda feitos com o próprio caldo da carne, reduzido e acrescido de um pouco de creme de leite. Claro, deve-se ficar atento às calorias. "Os molhos de queijo e creme de leite são bem calóricos e devem ser consumidos com moderação. Prefira os à base de iogurte para saladas; de tomates, para massas, e de ervas, para carnes em geral", indica a nutricionista Karoline Jorge. Ela explica que o importante é balancear. “Pode-se variar bastante. O ideal é misturar fontes de proteínas, carboidratos, gorduras de boa qualidade nutricional".
Karoline dá outra dica preciosa. “Torne os molhos ainda mais gostosos, acrescentando temperos como alho, cebola, ervas frescas e secas e azeite”. Atente sempre para o sinal vermelho. “O excesso de azeite e os queijos gordurosos, como o parmesão, também merecem bastante atenção”, alerta Karoline.
Já a nutricionista Tatiana Branco explica que os molhos de tomate e os de legumes são sempre melhores acompanhamentos do que os à base de queijo, muito gordurosos. Veja algumas ideias para deixar sua refeição com mais sabor e colorido.
Pizzaiolo - ingredientes:
Preparo: escalde o tomate e retire a pele e as sementes. Pique bem. Em uma panela, refogue a cebola no azeite. Quando estiver quase dourado junte o alho. Junte o tomate e deixe refogando em fogo brando por 15 minutos em panela destampada. Mexendo sempre, junte o sal e a pimenta picada. Refogue por mais 5 a 6 minutos. Junte o manjericão e o tomilho e refogue por mais 5 minutos. No final, junte a polpa de tomate. Controle o cozimento para que o molho fique espesso. Este molho pode ser guardado na geladeira por até 30 dias.
Shoyu com cebola - ingredientes:
Preparo: refogue em azeite a cebola misturada com a cebolinha. Quando a cebola picada estiver amarelada junte a salsinha, alho, molho de soja e molho inglês. Em fogo baixo, continue por mais 3 a 4 minutos e não deixe a cebola dourar. Acerte o sal e a pimenta.
Leia também:
Mostarda com mel - ingredientes:
Preparo: misture tudo e coloque na salada. Para o frango, aqueça um pouco.
Maionese com alho - ingredientes:
Preparo: misture tudo e coloque na salada. Para o frango, aqueça um pouco.
Laranja com mel - ingredientes:
Preparo: leve ao fogo os dois ingredientes misturados por cinco minutos e sirva sobre o frango ou a salada.
Molho de tomate fresco - ingredientes:
Preparo: refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente o tomate e deixe cozinhar. Verifique o sal. Cozinhe por cerca de 20 a 25 minutos até que o azeite se separe do tomate. Quando os tomates estiverem cozidos e começarem a desmanchar estarão no ponto. Apague o fogo, pique algumas folhas de manjericão e acrescente ao molho para aromatizar.
*Dica: a melhor maneira de evitar a acidez do molho de tomate é colocar um pedaço de cenoura, ou uma cenoura ralada no início do preparo do molho. A cenoura solta seu açúcar natural, que equilibra a acidez. Além disso, ela ainda agrega sabor e nutrientes ao molho e evita que seja necessário colocar açúcar. Se colocar em pedaços, pode retirar depois.
Molho bechamel (branco clássico, base para muitos molhos cremosos de carnes e massas) - ingredientes:
Preparo: espete os cravos na cebola e faça um corte pequeno nela somente para prender a folha de louro. Misture o leite e o creme de leite fresco em uma panela e coloque a cebola com o cravo e o louro (denomina-se cebola piqué). Leve ao fogo baixo. Em outra panela, derreta a manteiga e coloque a farinha de trigo. Forme uma pasta clara. Depois, misture esta pasta ao leite. Retire a cebola. Mexa em fogo baixo até engrossar no ponto desejado. Tempere com sal, pimenta e noz moscada ralada.
Molho ao funghi (ideal para carnes e massas) - ingredientes:
Preparo: lave o funghi em várias trocas de água para retirar as impurezas. Deixe de molho por 20 minutos para hidratar, escorra-os, lave novamente e coe a água utilizada. Refogue a cebola e o alho na manteiga. Acrescente o funghi e continue refogando. Acrescente o vinho e continue refogando. Coloque o caldo de carne e a água do funghi, mexa e verifique o sal. Cozinhe até reduzir. Reserve. Aqueça o molho bechamel e misture ao funghi. Deixe levantar fervura.
Camarão com molho de tomates frescos e requeijão - ingredientes:
Preparo: tempere os camarões limpos com sal e suco de limão. Esquente azeite e refogue rapidamente os camarões até que estejam rosados. Coloque o molho de tomate e deixe apurar cinco minutos. Retire e coloque em um refratário. Cubra com pedaços de requeijão e leve ao forno para gratinar.
Nhoque com molho rosé - ingredientes:
Preparo: ferva aproximadamente 3 litros de água. Descasque, fatie as batatas e ferva por cerca de 25 minutos ou até que estejam macias. Retire da água, escorra e amasse-as em um espremedor. Tempere com sal ou o queijo ralado, se preferir, e despeje em uma superfície polvilhada com farinha. Junte a farinha aos poucos até obter uma massa que não grude nas mãos. Se necessário, grude mais farinha. Com a massa faça rolinhos de 2cm de diâmetro. Com uma faca, corte-os e coloque-os em uma forma polvilhada com farinha. Após todo o corte, ferva 4 litros de água com sal. Despeje os rolinhos e cozinhe-os até subirem à superfície. Retire-os com uma escumadeira e reserve em uma travessa. Acrescente o molho de sua preferência. Rendimento: 4 pessoas.
Preparo do molho: misture os dois molhos e cubra os nhoques cozidos. Polvilhe queijo parmesão e sirva.
Matéria produzida para a Revista Beach&Co - Edição 130/Abril 2013; a autora é jornalista, cronista, gastrônoma, sommelièr e coautora do Livro Santos Paladares.