EFICIÊNCIA NAS BALSAS

Guarujá cobra Tarcísio de Freitas por filas na travessia de balsas

Governador anunciou investimento de R$ 243 mi em manutenções por meio da Semil; sistema inteligente otimizará operações da travessia ainda neste mês

Redação
Publicado em 06/12/2023, às 09h01

FacebookTwitterWhatsApp
Prefeitura encaminhou ofício ao governador solicitando um plano de ação - Divulgação PMG
Prefeitura encaminhou ofício ao governador solicitando um plano de ação - Divulgação PMG

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, enviou um ofício ao governo do estado no qual cobra eficiência na travessia de balsas e explicações pelas filas extensas formadas na espera das embarcações. O município solicita ainda um plano de ação para equacionar o problema, que tem se agravado.

No texto, assinado pelo chefe do Executivo e direcionado ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), é justificado que as longas filas formadas impactam diretamente o cotidiano dos munícipes, que necessitam utilizar o transporte de balsas.

Além da cobrança de motivos para as filas, também foi questionado qual o planejamento para que a situação seja resolvida o mais breve possível, visto que a temporada de verão está próxima.

Paralelamente, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), já está em tratativas junto ao Departamento Hidroviário de São Paulo e à equipe gestora das balsas Guarujá-Santos, para discutir e debater melhorias. Nos próximos dias, uma reunião presencial entre as partes e a prefeitura deverá ser realizada.

O titular da Sedep, Leonardo Gazillo, reforçou que a cobrança foi além do ofício. “Já mandamos todas as informações referentes a esses problemas, de forma extraoficial, diretamente ao gabinete do governador de São Paulo. Pedimos um plano de ação e um planejamento para corrigir o problema”, afirmou.

Medidas anunciadas pelo governo do estado

Em resposta ao ofício do prefeito de Guarujá, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) informou à reportagem do Portal Costa Norte nesta quarta-feira (6), que mantém contato periódico com os órgãos municipais, e realizará, ainda neste mês, reuniões de alinhamento com os órgãos visando a melhoria da operação na travessia Santos/Guarujá.

Neste momento, como medida para aliviar o risco de grandes filas e longo tempo de espera para as viagens, principalmente nos períodos de maior movimentação, a Semil informou que prepara a instalação de um sistema inteligente, por meio de um software, que visa otimizar a operação no litoral de São Paulo. A previsão de que a implantação comece ainda em dezembro e que o pleno funcionamento do sistema aconteça após período de testes e integração.

"Vale ressaltar que, ainda com o objetivo de modernizar o sistema e garantir maior fluidez no sistema de travessias, o governo de SP investirá mais de R$ 243 milhões, até 2024, em obras de dragagem, drenagem, reforma dos flutuantes, aquisição de equipamentos, e reforma dos flutuantes e bolsões, entre outros", informou em nota.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!