Com investimento de R$ 4,5 milhões, embarcação tem capacidade para 50 veículos e 150 passageiros, pesando 347 toneladas
O Governo de São Paulo, através da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, colocou em operação nesta sexta-feira (16), na travessia Santos/Guarujá, a embarcação FB-17 totalmente reformada pelo Departamento Hidroviário. O investimento feito foi de R$ 4,5 milhões.
Com capacidade para 50 veículos, 150 passageiros e 347 toneladas de peso, a balsa passou por uma reforma completa, incluindo os quatro motores de 316 HP cada recondicionados, totalizando uma potência de 1.264 HP. Ela ganhou ainda novo sistema de comando, linha de eixo e máquina do leme, o que a torna mais econômica e menos poluente.
“A FB-17 vai melhorar bastante o serviço prestado entre Santos e Guarujá, onde passam diariamente 32 mil usuários, que terão mais segurança e menor tempo de espera”, destacou o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto. “A modernização da FB-17 é parte do plano de reforma de embarcações, pontes e flutuantes nas oito travessias litorâneas do estado de São Paulo”, completou o secretário.
Feita em aço, a FB-17 pode transportar até 125 toneladas, possui 49 metros de comprimento e 11,90 metros de largura.
“Desde 2020, estamos investindo R$ 37,7 milhões só na travessia Santos/Guarujá.Já fizemos as três gavetas de acesso do lado do Guarujá, além de dois dos três conjuntos de ponte e flutuante do lado de Santos, que também ganhou a ponte mista e um novo flutuante para a passagem simultânea de carros, pedestres e ciclistas com total segurança”, emendou o diretor geral do DH, José Reis.
As reformas nas balsas de todo o sistema de travessias estão ocorrendo nesta época para que possam estar operando plenamente durante a Operação Verão, quando o movimento entre as duas cidades aumenta em até 40%.
Com os investimentos de mais de R$ 150 milhões realizados desde 2019, a Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo tem melhorado significativamente o serviço, inclusive na alta temporada. Já foram reformadas 16 embarcações e, neste período, o valor da tarifa não foi reajustado.
A manutenção passou a ser 24 horas, novos motores e reversores foram comprados, e os usuários ganharam novos canais de informação em tempo real. Com isso, as travessias litorâneas contaram, nas últimas temporadas de verão, com a maior quantidade de embarcações dos últimos anos e redução significativa no tempo médio de espera.
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