ESPERA

Fila da travessia São Sebastião/Ilhabela já passa de três horas nesta quinta

Desde a manhã de hoje, apenas quatro balsas operam e com capacidade de travessia reduzida devido a aumento de tráfego de caminhões, manutenção corretiva e ventos

Gabriela Petarnella
Publicado em 21/09/2023, às 14h08 - Atualizado às 14h49

FacebookTwitterWhatsApp
O tempo de espera neste momento é de 190 minutos para embarque em São Sebastião - Departamento Hidroviário de São Paulo
O tempo de espera neste momento é de 190 minutos para embarque em São Sebastião - Departamento Hidroviário de São Paulo

Nesta quinta-feira (21) a travessia entre São Sebastião e Ilhabela está enfrentando dificuldades de operação. Neste momento, apenas quatro balsas estão fazendo o transporte e operando com 49% da sua capacidade operacional por hora, pois de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) houve um aumento na demanda de caminhões, antecipando a procura turística pela região no fim de semana de calor, além da necessidade de manutenção corretiva pontual em duas embarcações da frota. Com isso, o alerta aos usuários para maior tempo de espera.

Lembrando que o tráfego de veículos pesados, carros-fortes, caminhões de coleta de resíduos sólidos, transporte de combustíveis e outros materiais perigosos, têm normas que exigem tratamento especial, o que impacta diretamente os tempos de espera. 

Com isso, usuários do transporte começam a se queixar nas redes sociais de que a fila para embarque rumo a Ilhabela, já dura mais de três horas e que há veículos na fila desde a manhã de hoje. Já a fila com destino a São Sebastião, até o momento está em 90 minutos (1h30) de espera.

A Semil informou ainda, que já deslocou uma balsa adicional para a rota, utilizada apenas por carros. E que ajustes operacionais já foram realizados, além da priorização na manutenção das duas embarcações de maior capacidade.

Outro problema são os ventos, que também prejudicam a navegação. O limite de nós considerados seguros para travessia é de 25 nós, 46 km/h, e nesta tarde o Departamento Hidroviário de São Paulo registrou ventos de 30 nós, aproximadamente. O departamento não declarou se há risco de paralisação da travessia ainda hoje nestas condições.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!