AGORA VAI!

Empresa inicia manutenção do flutuante na travessia Guarujá/Bertioga

Mega guindaste de 300 toneladas já está no local para realizar o içamento da ponte do fundo do mar

Da redaçao
Publicado em 13/07/2022, às 16h37 - Atualizado às 17h37

FacebookTwitterWhatsApp
Empresa inicia manutenção do flutuante na travessia Guarujá/Bertioga Travessia Guarujá/Bertioga - Reprodução Eduardo Veleiros
Empresa inicia manutenção do flutuante na travessia Guarujá/Bertioga Travessia Guarujá/Bertioga - Reprodução Eduardo Veleiros

A segunda etapa de manutenção da travessia Guarujá/Bertioga é a retirada da ponte, que pesa cerca de 70 toneladas, do fundo do mar. A ação de recuperação se inicia nesta quinta-feira (14), a partir das 11 horas.

Na última quarta-feira (06), técnicos do Departamento e mergulhadores iniciaram o preparo dos apoios para encaixar a ponte no píer da balsa, assim que a ponte for retirada da água.

O trabalho de içamento será realizado pela empresa Marfort Serviços Marítimos, que já está com um mega guindaste no local que pesa mais de 300 toneladas.

CONFIRA AS CÂMERAS EM TEMPO REAL A TRAVESSIA EM AMBOS OS LADOS

Após a retirada da ponte do mar, o próximo passo será uma nova análise da estrutura da ponte. Se ficar constatado que não houve dano estrutural, ela será presa ao novo flutuante e, então, a obra poderá ser finalizada.

Os testes para avaliar o encaixe da ponte no flutuante serão feitos com a liberação parcial do acesso dos motoristas, sempre priorizando a segurança de todo o sistema. 

O incidente com a ponte ocorreu em 12 de junho. Neste período, antes de assinar o contrato para obra emergencial, o DH teve de seguir uma série de procedimentos legais. Além disso, o DH precisou realizar uma análise completa da estrutura, que contou com uma equipe de engenheiros e mergulhadores.

Assista:

O novo flutuante foi reformado para dar seguimento ao programa de melhorias das travessias executado pelo Departamento Hidroviário (DH), ligado à Secretaria de Logística e Transportes do estado de SP, programa este que vem ocorrendo desde 2019. O flutuante já estava sendo reformado antes do incidente da ponte, ocorrido em 12 de junho.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!