Embarcação da travessia Guarujá-Bertioga desviou da rota devido à força da maré e colidiu contra barcos atracados no canal de Bertioga
Lenildo Silva
Publicado em 13/02/2025, às 11h03 - Atualizado às 11h21
Passageiros que atravessavam de balsa entre Guarujá e Bertioga, no litoral de São Paulo, viveram momentos de tensão e susto, na manhã desta quinta-feira (13), após a plataforma conduzida por um rebocador desviar da rota devido à força da maré e atingir barcos atracados no canal de Bertioga. Apesar do susto, ninguém se feriu.
Balsa à deriva bate em barcos e assusta passageiros no canal de Bertioga
— Portal Costa Norte (@costanortenews) February 13, 2025
📹: Aconteceu em Bertioga pic.twitter.com/vLbY8KlYMS
De acordo com informações apuradas pela reportagem, a embarcação, modelo FBM25, transportava veículos, ciclistas e pedestres por volta das 7h, quando desviou da rota e avançou em direção a um trecho do canal no qual estavam diversos barcos de pesca. Um vídeo registrado por um usuário da travessia mostra o momento em que a balsa sai da rota e avança para o local com barcos ancorados. O responsável pelas imagens afirmou que a balsa chegou a colidir contra algumas embarcações.
Procurado pela reportagem, o Departamento Hidroviário da Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo), esclareceu que, em razão da força de maré, ocorreu uma leve colisão do FBM25 com um barco fundeado na margem de Bertioga. "A Semil ressalta que não houve feridos e apenas pequenos danos materiais, que já estão sendo levantados pela empresa responsável, para definir os reparos necessários", concluiu a nota.
A Capitania dos Portos, órgão da Marinha do Brasil responsável pela segurança do tráfego aquaviário, foi notificada sobre o ocorrido e enviou uma equipe de peritos ao local, para investigar as causas do incidente. Ainda não há informações detalhadas sobre as possíveis falhas técnicas que levaram à parada da embarcação.
Acompanhe as câmeras ao vivo das travessias do litoral de São Paulo no portal Costa Norte.
Lenildo Silva
Estudante de jornalismo na Faculdade Estácio