BAIXADA INTERLIGADA

Sonho de megaciclofaixa turística atravessando litoral de SP avança

Projeto tem sido discutido por representantes do setor turístico das cidades da Baixada Santista e do estado

Da redação
Publicado em 13/07/2023, às 15h52 - Atualizado às 16h14

FacebookTwitterWhatsApp
Ciclovia em Praia Grande, na Baixada Santista Avança o sonho de megaciclofaixa turística atravessando litoral de SP Ciclovia em praia - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Praia Grande
Ciclovia em Praia Grande, na Baixada Santista Avança o sonho de megaciclofaixa turística atravessando litoral de SP Ciclovia em praia - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Praia Grande

O projeto de uma rota unificada de cicloturismo interligando toda a Baixada Santista pode sair do papel em breve, afirmam autoridades ligadas ao setor turístico da região. Objetivo dos organizadores é  o lançamento do produto já para a próxima temporada.

“O intuito desse projeto é promover a nossa região, a costa da Mata Atlântica, uma região belíssima, com essa atividade unindo as nove cidades”, explicou, em entrevista na tarde de hoje (13), o secretário de Turismo de Guarujá Fábio Santos, que também coordena a Câmara Temática de Turismo do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista).

Há uma semana, o projeto foi discutido em uma reunião entre representantes das cidades da Baixada e da Câmara Técnica de Turismo Náutico da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp). Questionada sobre o projeto, a Aprecesp não respondeu.

Segundo o secretário de Turismo de Guarujá, o objetivo do projeto é ampliar o escopo turístico da região para além de atividades diretamente relacionadas a sol e praia. “A maioria dos municípios que compõem a Baixada já tem as suas ciclorrotas, nós vamos agora fazer um traçado pra unificar tudo. Um traçado único”, explica. Essa unificação, complementa ele, é também uma das dificuldades do projeto.

De acordo com o diretor de Turismo de Bertioga, Filipe Toni Sofiati, cada município deve apresentar detalhes das rotas, prevendo, por exemplo, trilhas e locais para visitação. “Já houve o mapeamento entre as cidades de Peruíbe e Santos. Agora será incluído o mapeamento de Guarujá e Bertioga, prevendo hospedagens, suporte e estrutura que podem gerar segurança aos ciclistas”, acrescentou.

Fábio Santos estima que o projeto deva avançar ainda este ano. “O prazo é que a gente lance [o projeto] como produto turístico ainda pra essa temporada”. Representantes das cidades devem voltar a discutir a instalação da mega ciclofaixa em uma reunião prevista para meados de agosto.  

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!