VAI TER FOLGA?

Mesmo sem ser feriado nacional, Corpus Christi deve movimentar o litoral de SP

Rede hoteleira da Baixada Santista espera ocupação de 78% no período; confira as cidades da região nas quais o Corpus Christi é considerado feriado

Esther Zancan
Publicado em 28/05/2024, às 08h45 - Atualizado às 08h59

FacebookTwitterWhatsApp
Com poucas exceções,  cidades da Baixada Santista consideram o Corpus Christi feriado - Pedro Rezende/Prefeitura de Guarujá
Com poucas exceções, cidades da Baixada Santista consideram o Corpus Christi feriado - Pedro Rezende/Prefeitura de Guarujá

Neste ano, o Corpus Christi será celebrado ainda no mês de maio (quinta-feira, 30).  Mas a data não é considerada feriado nacional. O governo federal instituiu o Corpus Christi como ponto facultativo, assim, cada estado e município do país tem a liberdade de escolher se decretará ou não feriado.

Em Santos, no litoral de São Paulo, por exemplo, o Corpus Christi é considerado feriado municipal, mesmo caso da capital paulista. Mas, ainda que nem todos possam curtir o que seria um feriadão prolongado, a data faz com que a rede hoteleira da Baixada Santista fique otimista. É esperada uma ocupação de até 78%, entre 30 de maio e 2 de junho. O levantamento foi realizado pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sinhores), nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Bertioga. Até sexta-feira (24), 41% dos leitos já estavam reservados para o período.

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

De acordo com o novo presidente do Sinhores, Arthur Veloso, o segmento está preparado para a chegada dos turistas. “Nossa região possui uma rede hoteleira robusta e especializada para receber os turistas, além de oferecer excelentes opções de bares e restaurantes, que também são atrativos para os visitantes. Todo este conjunto fomenta a geração de emprego e renda para o setor”.

Corpus Christi

O Corpus Christi, expressão latina que significa ‘Corpo de Cristo’, é uma festividade da Igreja Católica, que celebra a eucaristia, que é o sacramento que relembra a morte e ressureição de Jesus Cristo. Tradicionalmente, igrejas de diversas cidades confeccionam tapetes pelas ruas, pelas quais passará a procissão. A data é móvel, isto é, em cada ano ocorre em um dia diferente, 60 dias após o domingo de Páscoa, sempre em uma quinta-feira.

Na Baixada Santista, apenas Bertioga não considera a data um feriado. Em Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Cubatão, Santos e Guarujá, o Corpus Christi é considerado feriado municipal. O Portal Costa Norte entrou em contato com a prefeitura de Peruíbe, para saber se vai ser decretado feriado na cidade, mas não obteve retorno até a conclusão desta matéria. 

Previsão do tempo

A previsão do tempo para o feriado de Corpus Christi na Baixada Santista, por enquanto, segundo o Instituto Climatempo, é de predomínio de sol, mas com baixas temperaturas, com mínima por volta dos 15 graus. Não há previsão de chuvas. 

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!