Em vídeo publicado em suas redes sociais, ministro de Portos e Aeroportos mostrou detalhes do túnel que está sendo construído no Porto de Zeebrugge
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, que viajou à Bélgica esta semana para conhecer os portos daquela região, divulgou em suas redes sociais na quarta-feira (24) um vídeo de sua visita ao Porto de Zeebrugge. No local está sendo construído um túnel que será modelo para a conexão entre Santos e Guarujá.
Segundo França, a obra em Zeebrugge é "exatamente como tem que ser feita" na ligação entre Santos e Guarujá. No vídeo, ele explica como a obra está sendo executada. Veja:
O túnel em Zeebrugge, ainda de acordo com França, será um dos maiores túneis submersos do mundo. Mesmo com a grandiosidade da obra, o ministro lembrou que apenas 300 funcionários trabalham na execução da obra, e que todos as etapas da construção são feitas no próprio local.
NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte
A viagem de Márcio França e sua comitiva à Bélgica ainda previa visitas aos portos de Antuérpia e Ghent.
A ideia de uma ligação seca entre Santos e Guarujá é algo que já vem sendo discutido há muitos anos, mas sem nunca ter chegado a um consenso. Já foi discutida a hipótese inclusive de uma ligação por meio de ponte.
Atualmente, o projeto de um túnel é o que parece mais próximo de sair do papel. Mas como é uma obra que envolve o governo do Estado e o governo Federal, ainda não se chegou a um ponto em que ambos estejam em sintonia.
𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial
O governo de São Paulo demonstra querer construir o túnel em formato de PPP (parceria público-privada), com injeção de recursos públicos combinada a uma concessão à iniciativa privada. Já o governo Federal, por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos, comandado por França, prevê, por ora, que o projeto seja executado com recursos da União e do Porto de Santos. É esperar para ver.
Leia também: Nova ligação rodoviária é discutida entre administração do Porto de Santos e operadores portuários
Comentários