Criado pelo Instituto Elos, o Guerreiros sem Armas realizará ações sociais em Santos, no Jardim São Manoel, e em Guarujá, no Sítio Conceiçãozinha

Promover o desenvolvimento territorial e a transformação das comunidades. Esses são os objetivos dos 45 participantes de 11 países que estão na Baixada Santista, durante o mês de julho, para colaborar com ações transformadoras, em três dias de desafio ao lado dos moradores dos locais.
Organizado pelo Instituto Elos, o Guerreiros sem Armas estará presente entre os dias 19 e 21 de julho, no Jardim São Manoel, em Santos, e no Sítio Conceiçãozinha, no Guarujá, para realização de multirões de transformação social e de infraestrutura nos dois bairros.
Acompanhe o Costa Norte no Google Notícias
Co-fundadora e diretora do Instituto Elos, Mariana Gauche conta que os bairros foram escolhidos com base em alguns critérios. "O principal é a disponibilidade e a prontidão da comunidade de receber um programa como esse e de acolher essa vivência, pois é fundamental que a comunidade esteja disposta a viver isso e participar", conta ela.

No Jardim São Manoel, a comunidade decidiu ampliar o espaço da associação do bairro, para a ampliação de atividades escolhidas pelos moradores como biblioteca, sala de estudos, sala para cursinho pré-vestibular, teatro, rodas de conversa e ginástica para idosos. Ao lado dos participantes do Guerreiros Sem Armas, os moradores também decidiram reestruturar o dique de travessia do bairro.
Já no Sítio Conceiçãozinha, os participantes foram convidados a pensar em uma área de lazer com parquinho, horta comunitária e jardim, um espaço para feira comunitária e para o projeto Eco-Comunidade, iniciativa que é mantida pela comunidade e lida com a reciclagem de resíduos. A ideia é também proteger as ações culturais de hip hop, que já agitam a juventude da região.

Além do Brasil, integram esta edição participantes da Colômbia, Peru, Argentina, Bélgica, Rússia, Índia, África do Sul, Zimbábue, Guiné, Angola e Moçambique. Os inscritos passaram por processo seletivo, no qual foi preciso demonstrar histórico de ativismo e protagonismo comunitário em suas regiões de origem.
Após as etapas on-line, a imersão presencial de julho é marcada por encontros com nomes de destaque no setor social do Brasil e do mundo. Mariana conta que o Guerreiros sem Armas é um programa de formação de líderes de transformação social no mundo.
"São jovens que vêm pra cá com o objetivo de se capacitar e aprender uma ferramenta de transformação social, e eles aprendem na prática com intervenção e reconhecimento de territórios locais".
Realizado desde 1999, o Guerreiros sem Armas já contou com diversos participantes, dos quais alguns conheceram o projeto justamente quando seus bairros participaram da ação.
É o caso de Natalie Cristine, que está entre os 45 participantes do projeto este ano. Moradora da Vila dos Pescadores, em Cubatão, Natalie conheceu o projeto em 2018, quando ele chegou ao seu bairro. "Através de um amigo, fui indicada para receber eles na minha casa e oferecer a alimentação deles durante o tempo que eles iam ficar no território. Em 2019, eu fui convidada para o projeto, mas não consegui infelizmente por outros compromissos", conta Natalie.
Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo
A partir da presença no Guerreiros sem Armas, a participante conseguiu desenvolver outros projetos sociais, como o Sonhar Vila dos Pescadores. "Demos continuidade a esse projeto, criado durante a edição de 2018, onde trabalhávamos a educação ambiental com brincadeiras lúdicas e também tentávamos tirar as crianças de frente das telas com o resgate de brincadeiras antigas", diz ela.
Localizado na divisa entre Santos e Cubatão, o Jardim São Manoel conta com cerca de quatro mil moradores. É conhecido por sua luta pelo direito a moradia e pelo projeto Horta Bons Frutos, que surgiu dez anos atrás em uma parceria com o Instituto Elos.
Já o Sítio Conceiçãozinha fica no distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. É uma comunidade vizinha ao porto de Santos, com 1.700 famílias, cerca de seis mil pessoas. O bairro já conta com uma Praça dos Sonhos, realizada a partir de uma Vivência Oásis - mutirões realizados pelo Elos pelo Brasil e mundo afora a partir de sua metodologia.