Produção é da Associação Comunitária Centro de Tradições Nordestinas (ACCTN), com apoio institucional do governo do estado de São Paulo
Rodrigo Florentino
Publicado em 03/08/2026, às 11h22
A cidade de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, é tema do último episódio da série documental Descobrindo o Litoral.
A obra explora diversas áreas do município para retratar sua trajetória histórica, destacar a diversidade de seu patrimônio cultural, valorizar as tradições das comunidades caiçaras e evidenciar o papel fundamental do turismo no desenvolvimento econômico da região.
Um dos entrevistados no documentário é Anderson Paiva, secretário de Turismo da cidade, que ressaltou a preservação ambiental de Ubatuba.
Veja mais: São Vicente abre inscrições para visita à comunidade indígena Tekoa Paranapuã
“Ubatuba tem 102 quilômetros de costa, 115 praias catalogadas, 16 ilhas e 82% de Mata Atlântica preservada. Existe uma junção entre a Secretaria de Meio Ambiente junto com a Fundação Florestal que vem fazer toda essa preservação. E Ubatuba está inserido no Parque Estadual da Ilha Anchieta junto com o Parque Estadual da Serra do Mar e da Serra da Bocaína. Então são vários atores aqui para preservar o nosso maior bem que é a Mata Atlântica”, disse Paiva.
Leia mais: Festival Matsuri leva cultura japonesa ao litoral de SP; confira programação
A Associação Comunitária Centro de Tradições Nordestinas (ACCTN) desenvolveu o projeto com o apoio institucional do governo do estado de São Paulo. A versão completa da série conta com nove episódios de 30 minutos.
O episódio de Ubatuba será exibido no dia 6 de agosto (quinta-feira), às 22h30, na TV Cultura Litoral.