Praia secreta em Ubatuba tem mar calmo, ilha acessível a pé e entrada sem carros

Com acesso por trilha e pela água, na maré baixa, praia preservada tem mar tranquilo, costeiras rochosas e uma ilhota bem próxima da areia

Rhauanny Queiroz
Publicado em 15/09/2026, às 18h00

Praia da Justa tem cerca de 200 metros de extensão, com muito verde da Mata Atlântica - Divulgação/prefeitura de Ubatuba


Nem sempre é preciso percorrer grandes distâncias para encontrar um lugar mais reservado em Ubatuba. Com cerca de 200 metros de extensão, a praia da Justa fica entre costeiras rochosas e áreas arborizadas e tem como uma das principais características o acesso sem chegada direta de carro.

Localizada a aproximadamente 28 quilômetros do centro de Ubatuba, a praia é acessada a partir da entrada para Ubatumirim, no km 22 da BR-101, a rodovia Rio-Santos. A faixa de areia é fofa e o mar bastante tranquilo, condições que tornam o local procurado para banhos, mergulho, snorkeling, SUP, caiaque e pesca esportiva nas encostas.

Apesar disso, a estrutura turística é bastante limitada. Há um quiosque que funciona durante a temporada, oferecendo bebidas e porções, mas, fora isso, não há outros serviços voltados aos visitantes.



É justamente a combinação entre pouca estrutura, acesso restrito e o entorno verde que contribui para a atmosfera de sossego da praia.

Chegar à praia da Justa já faz parte do passeio

Existem diferentes formas de chegar à praia da Justa, e uma delas transforma o próprio caminho em parte da experiência.

Com a maré baixa, é possível sair do canto direito da praia de Ubatumirim, atravessar o rio da Onça e seguir pela água contornando a costeira. Nesse trecho, a água pode ficar aproximadamente na altura dos joelhos ou do quadril.



O percurso chama atenção pela paisagem, mas exige cuidado com as pedras submersas. Outra possibilidade é seguir por uma trilha de nível fácil, especialmente indicada quando a maré está alta.

O caminho envolve uma subida e uma descida de morro, com aproximadamente 18 minutos de caminhada e vista para as montanhas da Serra do Mar. A trilha começa no canto direito da praia de Ubatumirim, próxima ao rio da Onça, e passa por uma pequena ponte antes de entrar na mata.

Também é possível iniciar o percurso pela pequena rua de terra que dá acesso à praia de Ubatumirim. A praia também pode ser alcançada por embarcação.



Uma ilhota pode ser vista bem perto da praia

Outro detalhe que chama atenção está bem em frente à praia da Justa. A ilha do Maracujá fica próxima à costeira, tão perto que, segundo as informações sobre o local, é possível chegar até ela a nado ou  snorkeling.

Em condições de maré muito baixa, a profundidade da água permite até mesmo caminhar da praia em direção à ilhota. A relação entre a maré e a paisagem está contida em uma curiosidade contada por moradores antigos.

Existem relatos de que, em dias de maré muito baixa, caminhões chegavam a passar pela areia entre Ubatumirim e a Justa, próximos à costeira, para transportar materiais de construção.



Praia da Justa tem uma trilha que leva a outras paisagens

No canto direito da praia existe ainda o acesso a uma trilha antiga em direção à praia de Surutuba e ao rio Quiririm. O percurso conecta diferentes pontos da região e, depois de atravessar o Quiririm, chega às proximidades do campo de futebol da praia de Puruba.

O rio merece atenção porque é apontado como um dos poucos rios de Ubatuba que não dão pé, segundo as informações fornecidas sobre o local. Além da trilha, a própria praia da Justa possui áreas de sombra e algumas casas de pescadores. No canto direito também há água doce proveniente de um córrego que deságua no mar.

Por que a praia se chama Justa?

O nome da praia também não tem uma explicação única. Existem diferentes versões sobre a origem de 'praia da Justa'. Uma delas relaciona o nome à própria localização geográfica. A praia se ajustaria perfeitamente entre a vizinha praia de Ubatumirim e a longa ponta de terra que avança sobre o oceano.



Outra versão conta a história de uma mulher chamada Justa, descrita como revolucionária e independente, que teria vindo de fora da região. Segundo esse relato, ela teria sido uma das primeiras mulheres a usar calça comprida em uma época em que a peça era considerada exclusiva dos homens. Sua personalidade teria sido tão marcante que acabou associada ao nome da praia.

A origem, portanto, permanece cercada por versões diferentes, acrescentando mais uma camada de curiosidade a um lugar que já chama atenção pela localização e pelo acesso.

Um refúgio para quem procura sossego em Ubatuba

Orlada pelo verde da Mata Atlântica e sem acesso direto para carros, a praia da Justa mantém uma frequência menor de visitantes. A faixa de areia, o mar tranquilo, as costeiras e os pontos de sombra formam um cenário procurado por quem deseja passar algumas horas longe de praias mais movimentadas.



A presença de pescadores, o acesso pela água e a trilha que conecta a outros pontos da região reforçam o caráter mais reservado do lugar. E talvez seja justamente isso que torne a chegada tão interessante: a praia da Justa não se revela de imediato. É preciso caminhar pela água, seguir uma trilha ou chegar pelo mar para encontrar os cerca de 200 metros de areia escondidos entre a vegetação e as costeiras.

Como chegar à praia da Justa

O acesso acontece pela entrada para a praia de Ubatumirim, no km 22 da BR-101, a rodovia Rio-Santos. A partir dali, é possível chegar à praia da Justa pela água, durante a maré baixa, ou por trilha.

Pela água, o percurso parte do canto direito de Ubatumirim, atravessa o rio da Onça e segue pela costeira. Pela trilha, o trajeto é considerado de nível fácil e leva aproximadamente 18 minutos. A praia também pode ser acessada por embarcação.



Para mais conteúdos



Ubatuba