☰
✕

Praia de Fora, em Ubatuba, tem acesso por trilha e vista para a ilha Anchieta

Escondida em meio à Mata Atlântica, a pequena praia tem mar agitado, faixa de areia fofa e acesso por um caminho de aproximadamente 1,7km

Rhauanny Queiroz
Publicado em 03/11/2026, às 15h16

Com areia fofa e poucos visitantes, a praia de Fora fica na região da Enseada, em Ubatuba - Divulgação/prefeitura de Ubatuba


A praia de Fora, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, é um pequeno trecho de areia em meio à Mata Atlântica e costeiras rochosas. Com pouco movimento e sem estrutura de hospedagem nem alimentação, o local é uma alternativa para quem busca contato com a natureza e tranquilidade longe das praias mais movimentadas da cidade.

O acesso terrestre é feito por uma trilha que começa no canto esquerdo da praia da Enseada e passa pela prainha da Enseada. O percurso tem aproximadamente 1,7 quilômetro e exige uma descida íngreme no trecho final.

Praia de Fora tem areia fofa, mar agitado e vista para a ilha Anchieta

A praia de Fora tem uma pequena faixa de areia fofa, mar que pode apresentar boas ondas para a prática do surfe e entorno formado por vegetação e costeiras rochosas.



Um dos destaques da paisagem é a vista para a ilha Anchieta, que parece estar próxima da praia. Do local, é possível observar a praia do Presídio, suas ruínas e a praia das Palmas.

No canto esquerdo da praia há uma grande formação rochosa cujo formato lembra uma escultura. O acesso ao topo é descrito como fácil e permite observar a faixa de areia de outro ângulo.

A praia também tem alguns pontos de sombra oferecidos pela vegetação preservada da Mata Atlântica. Por ser pouco frequentada, costuma oferecer um ambiente mais tranquilo durante a temporada.



Acesso à praia de Fora é feito por trilha de aproximadamente 1,7km

O caminho começa no canto esquerdo da praia da Enseada, passa pela prainha da Enseada e segue por uma trilha em meio à Mata Atlântica, conhecida também como trilha da Ponta da Espia.

Depois de passar por algumas casas e portões de madeira, o visitante chega ao trecho de mata. São aproximadamente 30 minutos de caminhada e 1,7 quilômetro de percurso até uma bifurcação.

Nesse ponto, é necessário seguir pelo caminho da direita, que leva à praia de Fora. A descida final é curta, mas bastante inclinada, com presença de troncos de árvores pelo caminho. O trecho é descrito como uma pequena escalada de aproximadamente cinco minutos até a areia.



Na bifurcação, o caminho da esquerda segue em direção à praia do Godói, com mais cerca de 25 minutos de caminhada.

Trilha exige atenção e cuidados durante o percurso

O acesso à praia de Fora exige planejamento e atenção às condições do caminho. O percurso passa por trechos de Mata Atlântica, com desníveis e possíveis erosões provocadas pelas chuvas.

A recomendação é utilizar calçado confortável, roupas adequadas para caminhada, repelente e protetor solar. Também é importante levar água, alimentação, lanterna e uma muda de roupa seca, entre outros itens necessários para o passeio.



Outro cuidado é observar o chão e a vegetação durante a caminhada. A região pode ter cobras peçonhentas, como jararaca, coral, jararacuçu e urutu-cruzeiro, que podem aparecer no meio da trilha e em pontos com incidência de sol.

A orientação é fazer o percurso acompanhado de um guia credenciado ou monitor ambiental, tanto pela segurança quanto pela possibilidade de conhecer melhor a história e as características da região.

Durante a caminhada, é importante permanecer na trilha, não entrar em propriedades particulares, evitar barulho e recolher todo o lixo produzido. A preservação da vegetação e dos animais também faz parte dos cuidados necessários para visitar o local.



Como chegar à praia de Fora, em Ubatuba

O acesso terrestre começa no canto esquerdo da praia da Enseada, passando pela prainha da Enseada e seguindo pela trilha da Ponta da Espia.

  • Coordenadas: latitude -23.5091, longitude -45.0809.

Para mais conteúdos



Ubatuba