Explore ilhas dignas de cinema para desfrutar, mergulhar e se desconectar em Ubatuba

Passeios de lancha e escuna levam turistas a diversas ilhas localizadas próximas à costa, considerada uma das mais belas do litoral brasileiro

Reginaldo Pupo
Publicado em 06/09/2025, às 15h00

Ilhas de Ubatuba apresentam mar com tonalidade verde esmeralda - Reginaldo Pupo


A alta temporada de verão está chegando e muitos turistas já planejam suas merecidas férias. Seja praia ou montanha, o que vale é aproveitar ao máximo tudo o que a natureza pode oferecer.

E de natureza, a cidade de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, entende muito bem. Afinal, possui mais de 100 praias belíssimas, para todos os gostos. Mas, para este verão, que tal fugir um pouco das praias e conhecer algumas das ilhas dignas de cinema?

Diversos receptivos realizam passeios de lancha e escuna para algumas delas, como a Anchieta, dos Porcos, do Prumurim, das Couves, da Maranduba, entre outras. O deslocamento para as ilhas já vale o passeio, pois é comum avistar golfinhos, tartarugas e outras espécies marinhas, além do visual encantador.



Quando vistas de perto, as ilhas apresentam água transparente, pela qual é possível enxergar  peixes. A pouca distância, a tonalidade da cor é verde esmeralda.

Algumas das ilhas de Ubatuba podem ser acessadas por caiaque - Foto Reginaldo Pupo

 

Em comum, as ilhas oferecem a oportunidade para a prática de mergulho, trilhas, caminhada, natação e contemplação da natureza. Com sorte, é possível assistir ao pôr do sol ou entardecer alaranjado. A sensação de desembarcar dos barcos, molhar e afundar os pés na areia, deixando as energias negativas para trás e renovando as boas energias do lugar é indescritível.



Ilhas do norte

A maioria das ilhas de Ubatuba está concentrada na região norte, sentido Paraty (RJ). Esse trecho concentra algumas das mais belas praias do litoral brasileiro, devido à cor do mar, que varia entre os tons azulados e esverdeados, e a presença marcante da Mata Atlântica.

Uma das ilhas que constam no roteiro dos receptivos turísticos é a ilha do Prumirim, localizada em frente à praia de mesmo nome, onde é possível fazer mergulhos de snorkel e observar  variedade de peixes e tartarugas.

O lugar é realmente paradisíaco, e a areia dura proporciona até mesmo caminhada de uma ponta à outra da faixa de areia. Diversos chapéus-de-sol, localizados em uma pequena e bucólica vila de pescadores, proporcionam sombras para os dias de Sol a pique.



O verde esmeralda da cor do mar salta aos olhos. A praia que circunda a ilha é calma, praticamente não tem ondas, perfeita para famílias com crianças.  O lugar calmo convida à reflexão e ao descanso. A ilha não tem fonte de água potável, mas há um bar de caiçaras por ali. Não esqueça de levar protetor solar e muita água.

Vista da ilha do Prumirim, em Ubatuba, litoral norte de SP -  Reginaldo Pupo

 

Já a ilha das Couves é uma das mais procuradas. Tanto, que existe um limite máximo de acesso de turistas por dia, para preservar o ambiente local. O mar translúcido com muitas pedras torna o visual das praias da ilha algo absolutamente encantador.



A ilha das Couves possui duas praias,  uma delas possui um bar de praia, excelente lugar para se desconectar. O acesso é pela praia de Picinguaba. Diversos pescadores locais realizam o trajeto até a ilha.

A mais famosa das ilhas, a Anchieta, recebe na alta temporada dezenas de barcos e escunas. O lugar possui sete praias, algumas delas interligadas por trilhas. Em duas, o acesso é feito apenas por embarcações. Todas apresentam cenários paradisíacos. Um dos lugares mais procurados pelos turistas é o Aquário Natural,  pequena faixa de areia de onde é possível ver diversos peixinhos, daí, o nome.

A ilha Anchieta tem estrutura com restaurante e até hospedagem. Lá ficam as famosas ruínas de um presídio. O lugar é ideal para quem gosta de encarar trilhas e mergulhar. O acesso à ilha é apenas por embarcação, e os pontos mais próximos de saída de barco no continente são o Saco da Ribeira e as praias Perequê Mirim e Enseada.



Para quem busca muita tranquilidade, certamente a ilha dos Porcos é a mais indicada. Está localizada em frente à praia do Engenho, próximo a Paraty, no norte de Ubatuba. A ilha pode ser facilmente vista das praias do Engenho e da Almada.

Canoa típica caiçara na ilha do Prumirim, em Ubatuba - Foto Reginaldo Pupo

 

O cenário é espetacular, completamente cercado pela natureza e sem qualquer infraestrutura turística. Ela se destaca por sua areia clara e fina e águas tranquilas.



Já próxima à cidade de Paraty (RJ) está a ilha do Prumirim, considerada outro paraíso em Ubatuba. Possui apenas uma praia totalmente selvagem, mar calmo e de tombo, perfeita para mergulhar e nadar tranquilamente. Os passeios saem da praia do Prumirim e da praia do Félix.

Ilhas do sul

No outro extremo da cidade, já na divisa com Caraguatatuba, está a ilha do Pontal, um pequeno ilhote de frente para a praia do Sapê, entre as praias da Lagoinha e Maranduba, na região sul de Ubatuba. Devido à proximidade com a praia (150 metros), é comum as pessoas chegarem até ela a nado, de caiaque ou pranchas de stand-up paddle.

Já a ilha do Pontal Ubatuba é uma atração para quem gosta de mergulho e pesca. Os mais experientes se arriscam em ir até a ilha nadando, mas vale lembrar que, por lá, existem correntezas, portanto, não é indicado fazer isso sem que o mar esteja calmo e sem que se tenha experiência necessária para a travessia.



Durante a maré baixa, é possível chegar bem perto andando, porém, não recomendamos, pois a maré pode subir a qualquer momento. Os frequentadores também chegam até a ilha de caiaque.

Pertinho dali está a ilha de Maranduba. Com 6,2 hectares, fica a apenas 350 metros de distância, de frente para a praia de mesmo nome. A ilha é coberta por Mata Atlântica, não tem área de cultivo e, em sua costa, predominam areia e  rocha. Por ser próxima ao continente, os moradores e turistas a procuram para passeios de moto aquática.

Ao norte da ilha existe uma praia com 200 metros de extensão, com areia bem branca e fina, onde se realizam o embarque e desembarque de lanchas e barcos. Um passeio bem legal é o de banana boat, que sai da praia de Maranduba e vai até a ilha.





Leia também

Descubra as ilhas e ilhotes que formam exuberante cidade-arquipélago no litoral de SP


Baleia jubarte enrosca em rede de pesca e é salva pela 2ª vez em uma semana no litoral SP