Prefeitura cumpre requisitos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para capacitar agentes e receber novos equipamentos não letais
Redação
Publicado em 24/06/2026, às 09h00
A prefeitura de São Vicente reforçou o compromisso com a segurança pública ao aderir ao programa Município Mais Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Praia Grande sediou o evento de integração na sexta-feira (19), com presença de representantes também de Guarujá e Santos.
A iniciativa federal visa fortalecer as guardas municipais por meio de capacitações, integração institucional e investimentos em estrutura operacional. Durante o encontro, o ministério anunciou doações de equipamentos às corporações participantes.
O efetivo de São Vicente receberá 85 armas de incapacitação neuromuscular (AINMs) e 170 espargidores. O município atendeu aos requisitos técnicos e administrativos da Portaria Senasp nº 638/2025 para participar do programa.
As exigências incluem a regularidade institucional da Guarda Civil Municipal (GCM), a existência de corregedoria e ouvidoria e uma estrutura organizacional formalizada.
O programa federal oferece capacitações e ações divididas em três frentes principais: o curso de Polícia Comunitária, o de Qualificação no Uso da Força e o projeto Escuta SUSP, que garante atendimento psicológico remoto aos profissionais de segurança.
O secretário municipal de Segurança de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno, destacou o impacto da parceria para a cidade:
As formações oferecidas, somadas à entrega de equipamentos modernos e adequados ao uso operacional, representam um importante reforço para a atuação da nossa Guarda Civil Municipal. Isso contribui diretamente para a melhoria contínua da qualidade do serviço e para o aprimoramento da segurança da população de São Vicente”, afirmou.
Polícia apreende mais de meio milhão de reais e investiga lavagem de dinheiro em São Vicente
GCM de São Vicente detém suspeito e apreende drogas na Vila Margarida