Vítima de 46 anos foi baleada na altura do peito; quadrilha com 10 criminosos fugiu pelo mar, após troca de tiros na área portuária
Redação
Publicado em 04/02/2026, às 13h53
Um vigilante de 46 anos escapou da morte, após ser baleado durante roubo no Parque Valongo, centro de Santos, litoral paulista. Projétil atingiu o peito da vítima, mas ficou alojado no colete balístico que ele utilizava.
Crime ocorreu nas proximidades do armazém 1 do porto, próximo ao Museu Pelé, na madrugada de segunda-feira (2).
Segundo boletim de ocorrência, ao qual o Costa Norte teve acesso, crime foi praticado por um grupo de aproximadamente 10 indivíduos armados e vestidos de preto. Um segurança de outra empresa, que também estava no local, foi rendido pelos criminosos e mantido preso dentro de um contêiner durante o assalto.
A vítima baleada relatou que havia ido buscar água em um galpão quando foi surpreendida pelos assaltantes. Ele estava acompanhado de um colega de trabalho, de 38 anos. Ambos reagiram à abordagem e houve troca de tiros.
Após o confronto, os criminosos roubaram equipamentos de um contêiner e fugiram em uma barca, em direção ao distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá.
Vigilante atingido foi socorrido pelo colega e levado ao pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia de Santos. Ele passou por atendimento médico e, como o colete impediu que a bala perfurasse seu corpo, foi medicado e liberado.
As armas utilizadas pelos vigilantes, os carregadores e o colete balístico atingido, que ainda continha o projétil deformado, foram entregues à Polícia Civil para perícia. Devido ao uso de roupas escuras e à rapidez da ação, as vítimas e testemunhas não conseguiram identificar as características faciais dos envolvidos.
Crime foi registrado como roubo e tentativa de homicídio na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos. Polícia Científica foi acionada para realizar perícia no local do crime, e as investigações seguem para identificar os autores do ataque.
Casal é preso em Praia Grande por homicídio cometido em Campinas há quinze anos
Batida frontal entre carro e caminhão deixa vítima fatal na rodovia Mogi-Bertioga