Idoso pula no mar para tentar salvar jovem, mas morre afogado no litoral de SP

Vítimas foram resgatadas por guarda-vidas e apoio do helicóptero Águia; jovem sobreviveu e homem de 76 anos não resistiu após parada cardiorrespiratória

Lenildo Silva
Publicado em 09/11/2025, às 16h46

Vítima fatal tentou salvar jovem que havia caído no mar e foi arrastado pela correnteza - Imagens: Fabrício Novelli/StarDrone_films


Um homem de 76 anos morreu na tarde de sábado (8) ao tentar salvar um jovem que havia caído no mar, na região do Costão das Tartarugas, em Guarujá, no litoral de São Paulo.

A ocorrência mobilizou o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) e contou com o apoio do helicóptero Águia, do Comando de Aviação da Polícia Militar.

Segundo informações dos bombeiros, o jovem, de 25 anos, tirava fotos na costeira quando escorregou e caiu na água. Ao presenciar o acidente, o idoso se lançou ao mar para tentar resgatá-lo, mas acabou arrastado pela correnteza e perdeu as forças durante o socorro.



Equipes de guarda-vidas conseguiram localizar e retirar o jovem do mar com vida. Ele recebeu os primeiros atendimentos ainda na praia e foi encaminhado para avaliação médica. Já o homem que tentou salvá-lo foi encontrado pela tripulação do Águia em estado de parada cardiorrespiratória.

Os socorristas iniciaram manobras de reanimação durante o transporte até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Enseada, em Guarujá. Apesar dos esforços da equipe médica, o óbito foi confirmado após a chegada à unidade.

De acordo com o GBMar, a região onde o acidente ocorreu é conhecida pelas formações rochosas e correntes marítimas intensas, o que aumenta o risco para quem se aproxima da água.



O local costuma atrair visitantes interessados em fotografar a paisagem, mas requer atenção redobrada e respeito às áreas sinalizadas.

O Corpo de Bombeiros reforçou o alerta para que banhistas e turistas evitem áreas costeiras perigosas e não entrem no mar em situações de risco. O caso será investigado pela Polícia Civil, que registrou a ocorrência como morte acidental.

Para mais conteúdos



Guarujá

Leia também

Carro bate em árvore e cai dentro de canal em São Vicente; três pessoas morreram


Canoísta salva casal de turistas arrastado por correnteza em praia de Bertioga; vídeo