Rafael Alves Santos, conhecido como Jamaica, fazia parte da equipe de apoio de uma travessia aquática de longa distância
Rodrigo Florentino
Publicado em 24/05/2026, às 09h29
Um homem desapareceu após cair no rio Itapanhaú em Bertioga, litoral de São Paulo, na manhã do sábado (23).
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), informações iniciais indicam que a vítima, de aproximadamente 37 anos, integrava a equipe de apoio de uma travessia aquática de longa distância quando sofreu um mal súbito, caiu do caiaque e desapareceu na água.
A vítima foi identificada como Rafael Alves Santos, conhecido como “Jamaica”.
Leia também: Espanhol é preso com mais de quatro quilos de flor de maconha em rodovia de Ubatuba
Ainda de acordo com o GBMar, o chamado ocorreu por volta das 8h35 para atendimento de uma ocorrência de desaparecimento em uma área de difícil acesso, localizada a cerca de 18 quilômetros da região navegável do município.
As buscas começaram logo após o acionamento e mobilizaram equipes do GBMar e do Corpo de Bombeiros. Ao todo, nove profissionais participam da operação, com uso de embarcações e viaturas especializadas.
Confira: Polícia de Ubatuba flagra estabelecimentos com máquinas caça-níqueis, que são apreendidas
As equipes atuam em uma região de mata fechada e de difícil acesso logístico no interior do rio. Durante a ocorrência, uma das embarcações utilizadas apresentou falha mecânica, o que exigiu apoio adicional do GBMar para garantir a continuidade da operação.
No período da tarde, equipes retornaram ao local para prestar suporte logístico e fornecer alimentação aos bombeiros que permaneciam nas buscas. Até a publicação desta matéria, Rafael Alves Santos segue desaparecido.