Material avaliado em R$300 foi localizado após denúncia; envolvidos foram levados à delegacia para esclarecimentos do caso
Redação
Publicado em 22/06/2026, às 15h43
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, recuperou cerca de 150 bloquetes de concreto retirados de uma obra pública, na orla da praia do Perequê-Açu, na noite de domingo (21). Ação ocorreu após denúncia recebida pela corporação sobre a retirada do material utilizado em serviço no local.
Segundo a prefeitura de Ubatuba, os blocos estão avaliados em aproximadamente R$300 e seriam destinados à continuidade das intervenções na orla marítima. A recuperação do material evitou prejuízo aos cofres públicos e garantiu sua utilização na obra prevista.
De acordo com o boletim de ocorrência, equipes da GCM foram acionadas para verificar a denúncia e, ao chegarem ao local, receberam informações de que os bloquetes haviam sido colocados em uma caminhonete branca. Durante as buscas, os agentes localizaram o veículo e abordaram o motorista.
Conforme relato registrado pela polícia, o condutor informou que transportava os blocos para utilização em uma obra na calçada da residência. Posteriormente, uma mulher se apresentou às autoridades e afirmou ser responsável pela obra, além de alegar ter autorizado a retirada de parte do material.
Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia Seccional de Ubatuba para esclarecimentos e registro da ocorrência. O caso foi inicialmente apresentado como possível furto de material pertencente a uma obra pública.
Durante o depoimento, os envolvidos afirmaram acreditar que os bloquetes estavam descartados, já que parte do material permanecia armazenada há semanas às margens da obra. Eles também declararam ter recebido informações de que os blocos não seriam reaproveitados.
Após análise dos fatos, a autoridade policial entendeu que não havia elementos suficientes para caracterizar o crime de furto em situação de flagrante, diante da dúvida sobre a intenção de subtração do material. Os conduzidos foram liberados e o caso seguirá para apreciação da autoridade policial responsável.
Em nota, a prefeitura destacou, por meio do comandante da GCM, Rogério Ramos dos Santos, que a proteção do patrimônio público faz parte das atribuições da GCM e ressaltou a importância da colaboração da população.
É muito importante que a população colabore com a GCM. Quando são feitas denúncias, isso facilita nossa atuação mais assertiva e permite que a gente tenha êxito nas ocorrências”, afirmou o comandante da corporação.