Feriadão de Natal registra três mortes e 93 salvamentos em praias do litoral de SP

Bombeiros realizaram mais de 50 mil prevenções e auxiliaram na localização de 20 crianças; mortes por afogamento passam de 70 em 2023

Lenildo Silva
Publicado em 25/12/2023, às 21h20

Feriado prolongado foi marcado por tragédias e heroicas operações de resgate - Foto: Johnny Chiara


O feriado prolongado de Natal, entre os dias 22 e 25 de dezembro de 2023, foi marcado por três mortes por afogamento, 93 salvamentos e mais de 50 mil prevenções nas praias e rios do litoral paulista. Os dados são do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), que realiza o serviço de prevenção e salvamento marítimo na região.

Na sexta-feira (22), foi registrado um óbito por afogamento. No sábado (24), foram registrados dois óbitos e, no domingo (25), um óbito. As vítimas eram todas adultas e uma delas perdeu a vida em um rio de Itanhaém. Além das ocorrências dentro do mar, o GBMar realizou 20 ocorrências de desaparecimento de crianças na faixa de areia das praias, todas elas localizadas com segurança.

As ocorrências de grande repercussão aconteceram em Guarujá e Praia Grande. Em Guarujá, um turista de 53 anos morreu na Praia da Enseada após perder a prancha que estava usando; já em Praia Grande duas adolescentes foram salvas em fase inicial de afogamento, as meninas teriam desobedecido um alerta dos guarda-vidas e avançaram para uma área de perigo.



 

Estatísticas do ano

As estatísticas acumuladas até o momento, de 1º de janeiro a 25 de dezembro de 2023, revelam um total de 3.660 vítimas salvas e 77 óbitos por afogamento, com uma pessoa ainda desaparecida na Praia de Itamambuca, em Ubatuba.

Cuidados ao entrar no mar



Leia também

Turista de 56 anos morre afogado na véspera de Natal em praia de Guarujá


Frente fria avança e chuva volta ao litoral de SP na última semana do ano


Adolescentes ignoram alerta de guarda-vidas e se afogam no litoral de SP