Paciente de 52 anos foi salva após familiares chegarem à base do Samu de carro; atendimento teve seis desfibrilações e manobras de ressuscitação
Redação
Publicado em 02/04/2026, às 11h18
Uma mulher de 52 anos foi salva após sofrer parada cardiorrespiratória, na manhã de terça-feira (31), em São Vicente. O atendimento ocorreu na base operacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para aonde a paciente foi levada de carro por familiares. Na chegada, ela não apresentava pulso nem movimentos respiratórios.
🚑| Equipe do Samu salva mulher em parada cardiorrespiratória, em São Vicente
— Portal Costa Norte (@costanortenews) April 2, 2026
Paciente de 52 anos foi salva após familiares chegarem à base do Samu de carro; atendimento teve seis desfibrilações e manobras de ressuscitação
🎥| Reprodução/Prefeitura de São Vicente pic.twitter.com/m5whhN2NQV
A intervenção durou cerca de 20 minutos e envolveu a aplicação do protocolo completo de ressuscitação dentro de uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Foram efetuadas seis desfibrilações, intubação orotraqueal e ventilação mecânica, além de compressões torácicas contínuas e administração de medicamentos como adrenalina e amiodarona.
Após a sequência de manobras, o ritmo cardíaco foi restabelecido e a paciente apresentou resposta ao tratamento.
Após a reversão da parada, a estabilização clínica ocorreu na própria unidade móvel antes do encaminhamento ao pronto-socorro central. Com pressão arterial adequada e pulso estabilizado, a mulher foi transferida para a Casa de Saúde de Santos. O boletim médico mais recente aponta que o quadro de saúde é estável e o funcionamento cardíaco está normalizado.
Apesar do desfecho favorável, o caso gerou alerta sobre os riscos de transportar pacientes em estado crítico em veículos particulares até bases operacionais.
Como as equipes do Samu podem estar em chamados externos, o local corre o risco de estar vazio no momento da chegada. O procedimento indicado para emergências é acionar imediatamente o número 192 e manter o paciente no local para receber as primeiras orientações do médico regulador até a chegada da ambulância.
Na manhã de segunda-feira (30), uma equipe da CNL salvou um bebê de um ano que estava engasgado, em Itariri. Confira o vídeo do salvamento e entenda o caso em: Bebê engasgado e em parada respiratória é salvo por socorristas da CNL em Itariri.
Incêndio destrói kitnet no bairro Perequê Mirim em Caraguatatuba
Paramotor cai em quintal de residência em Itanhaém; piloto ficou ferido