Prefeitura atua em ações diretas nas casas, para conter o Aedes aegypti durante período de calor e chuvas frequentes
Redação
Publicado em 14/01/2026, às 09h02 - Atualizado às 15h59
Bertioga, no litoral de São Paulo, reforçou o alerta para cuidados domésticos no combate ao Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.
Com altas temperaturas e chuvas frequentes no verão, cenário favorece proliferação do inseto, o que torna a prevenção dentro de casa uma etapa decisiva para reduzir casos.
Entre as orientações para prevenir a proliferação do mosquito da dengue, a prefeitura destaca as seguintes medidas:
Além de evitar acúmulo de lixo e objetos que possam reter água. Recomendação é repetir as ações ao menos uma vez por semana.
Trabalho de campo é feito por agentes de combate às endemias, com visitas domiciliares, orientações e identificação de possíveis focos.
Atuação também inclui imóveis no entorno de residências com casos suspeitos, ou confirmados, com foco na eliminação de criadouros e no reforço das medidas de prevenção.
Prefeitura orienta que os moradores recebam as equipes e sigam as recomendações durante as vistorias.
Sintomas mais frequentes para dengue, zika e chikungunya incluem febre alta (acima de 38°C), dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas na pele.
Doenças podem ter quadros leves, ou evoluir para formas graves; no caso da dengue, há risco de forma hemorrágica.
A orientação, caso apresente os sintomas citados, é: fazer repouso, ingerir bastante líquido, especialmente água, e evitar medicamentos sem orientação médica.
Em caso de sinais mais graves, a recomendação é buscar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima para avaliação e atendimento.
Guarujá aposta em segurança e ações sociais para consolidar nova fase
Ilha Diana é o 15º bairro de Santos a ter 100% da iluminação em LED; saiba mais