Litoral de SP entra em alerta amarelo para tempestades, ventos e granizo

Alerta de perigo potencial vale desde a manhã desta quarta-feira até a manhã de quinta-feira (15); pode chover até 50mm por dia

Esther Zancan
Publicado em 14/02/2024, às 09h33 - Atualizado às 09h44

Alerta para tempestades abrange todo o estado de SP - Imagem ilustrativa/Pixabay


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta manhã de quarta-feira (14), um alerta amarelo (perigo potencial) para tempestades. A advertência, que abrange todo o litoral de São Paulo e também o restante do território paulista, vale desde a manhã desta quarta-feira até a manhã de quinta-feira (15).

A previsão do Inmet indica chuva entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia, ventos intensos (40-60km/h) e queda de granizo. De acordo com o instituto, é baixo o risco de corte de energia elétrica e de alagamentos.

O Inmet lembra que, em caso de rajadas de vento, não é recomendável se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é aconselhável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).



Entenda a classificação de alertas do Inmet

Alerta amarelo do Inmet, divulgado nesta quarta-feira (14) - Reprodução/Inmet

 

Mas afinal o que quer dizer cada cor dos alertas do Inmet? Quanto eu devo me preocupar com cada um deles?



Leia também

Santos em estado de atenção para mar agitado e ondas de até 3 metros


Depois do calorão, Defesa Civil alerta para fortes chuvas no litoral de SP


Histórias do litoral de SP: curtume chegou a produzir melhor couro do mundo