Frente fria e ciclone trazem chuva e mar agitado a Ubatuba

Defesa Civil alerta para rajadas de vento de até 50km/h a partir de sexta-feira (21); chuva deve se intensificar no fim de semana

Redação
Publicado em 20/08/2026, às 15h02

Avanço de frente fria e ciclone extratropical muda o tempo - Imagem ilustrativa/PMU


Uma mudança brusca nas condições meteorológicas atinge Ubatuba, a partir desta quinta-feira (20), com a chegada de uma frente fria associada a um ciclone extratropical. O alerta foi emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil de Ubatuba, em conjunto com a Defesa Civil do Estado de São Paulo e a Marinha do Brasil.

A virada no tempo encerra o período de bloqueio atmosférico que mantinha dias secos e temperaturas elevadas no litoral norte paulista. A mudança mais significativa no município ocorre na sexta-feira (21), com aumento da nebulosidade, queda nas temperaturas e ventos de sul a sudoeste, com rajadas ocasionais entre 40km/h e 50km/h.

A passagem do sistema também pode provocar pancadas de chuva, descargas elétricas e queda isolada de granizo. Embora a chuva ocorra de forma irregular na sexta-feira (21), os acumulados de água e a probabilidade de temporais devem aumentar entre domingo (23) e terça-feira (25) na cidade.



Alerta

A Marinha do Brasil emitiu o Aviso nº 553/2026 para a costa paulista, com previsão de ventos fortes a muito fortes com rajadas em áreas próximas ao litoral a partir da madrugada de sexta-feira (21). A agitação marítima deve se manter elevada ao longo dos próximos dias.

O diretor de Gestão da Defesa Civil de Ubatuba, Alexandre Napoli, orienta a interrupção de atividades no mar durante o período de risco:

É recomendado evitar a prática de esportes náuticos e a navegação de embarcações enquanto persistirem as condições de risco, devido à agitação marítima”.

A Defesa Civil do município orienta ainda que moradores e turistas evitem permanecer em áreas abertas durante os momentos de ventania, especialmente próximos a árvores, estruturas metálicas e coberturas frágeis. Napoli complementou as recomendações de segurança: “Recolher objetos que possam ser deslocados pelas rajadas e redobrar a atenção nas rodovias também é indicado”.



Em casos de emergência ou ocorrências causadas pelo tempo adverso, o atendimento pode ser acionado pelos telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Para mais conteúdos



Ubatuba