Confira a balneabilidade das praias do Litoral Norte de SP

No momento, a região apresenta 12 praias com bandeira vermelha da Cetesb

Esther Zancan
Publicado em 03/03/2023, às 11h55 - Atualizado às 12h05

A praia da Feiticeira, em Ilhabela, é uma das que estão com bandeira vermelha no Litoral Norte Confira a balneabilidade das praias do Litoral Norte de SP Praia da Feiticeira, em Ilhabela - Reprodução/site Ilhabela.com.br


Passadas quase duas semanas da chuva recorde que atingiu o Litoral Norte de São Paulo, é hora de seguir em frente, por mais que as cicatrizes da tragédia estejam abertas e a saudade dos que se foram seja constante. E, em uma região em que o turismo é a atividade mais importante, a balneabilidade das praias é um dado que atrai a atenção tanto dos turistas quanto dos moradores. 

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) divulgou nesta quinta-feira (2) como anda a qualidade da água das praias. Ao todo, 12 praias do Litoral Norte estão com bandeira vermelha (impróprias para banho). Veja a situação em cada cidade:

Ubatuba: apenas o trecho próximo ao número 1724 da avenida Leovigildo Dias Vieira da praia de Itaguá e a praia de Perequê-Mirim estão com bandeira vermelha; 



Caraguatatuba: o trecho próximo ao rio Tabatinga na praia de Tabatinga, a Prainha e a praia do Centro estão impróprias para banho;

Ilhabela: apenas as praias da Armação, Itaquanduba e Feiticeira estão com bandeira vermelha;

São Sebastião: Prainha, Pontal da Cruz e praia Preta do Norte estão com bandeira vermelha. A praia Preta na Costa Sul está imprópria para banho devido a presença de lama, resíduos ou despejos. 



A Cetesb recomenda evitar banhar-se em água do mar classificada como imprópria. O órgão também lembra que não é recomendável tomar banho de mar após chuvas muito intensas e banhar-se em canais, córregos ou rios que deságuam no mar.

O órgão também lembra que, em eventos extremos de chuvas, como o dos dias 18 e 19 de fevereiro de 2023, ocorre o carregamento de grande quantidade de lama e de esgoto doméstico para as praias por meio dos cursos de água e de enxurradas.

Por esse motivo, a Cetesb recomenda, preventivamente, aos moradores e turistas que evitem se banhar em praias em que a água do mar esteja barrenta, com presença de detritos e, principalmente, próxima aos cursos de água.



Leia também: Entenda como os fatores naturais colaboraram para a tragédia no litoral de SP