Pátio em Caraguatatuba promete reduzir espera de caminhões para o porto de São Sebastião

Pátio de triagem, no bairro Pontal de Santa Marina, fará triagem de até 150 veículos simultâneos e oferecerá pontos de apoio aos motoristas

Redação
Publicado em 15/10/2025, às 09h04

Objetivo do pátio é reduzir congestionamentos e tempo de espera nas vias urbanas - Divulgação/Serveng


A Companhia Docas de São Sebastião credenciou o primeiro pátio de triagem para organizar a chegada de caminhões ao porto de São Sebastião. A Área de Apoio Logístico Portuário (AALP) foi autorizada por portaria publicada no Diário Oficial do Estado. O espaço será instalado no bairro Pontal de Santa Marina, em Caraguatatuba, e deve iniciar operações ainda este mês.

Batizado de Centro de Triagem Serramar, o local terá capacidade para receber até 150 veículos simultâneos. A passagem pela AALP será obrigatória e todos os caminhões com acesso autorizado ao porto precisarão ser agendados previamente e triados no pátio.

O objetivo é reduzir congestionamentos e o tempo de espera nas vias urbanas, aumentar a previsibilidade logística e contribuir para a diminuição da emissão de poluentes.



Estamos promovendo uma mudança importante na forma como os veículos chegam ao porto de São Sebastião. Com as Áreas de Apoio Logístico, vamos organizar a entrada de caminhões, dar mais previsibilidade às operações e, ao mesmo tempo, oferecer mais conforto aos caminhoneiros e reduzir impactos ambientais”, afirmou Ernesto Sampaio, presidente do porto de São Sebastião.

A nova estrutura terá estacionamento e pontos de apoio, como banheiros, refeitório e área de descanso, garantindo conforto e segurança para os caminhoneiros. Além disso, a Companhia Docas de São Sebastião manterá fiscalização contínua no local, para garantir que os serviços funcionem de acordo com as exigências do edital de credenciamento.

A portaria que autorizou o funcionamento também prevê que uma comissão especial poderá solicitar ajustes e adequações sempre que necessário.

O porto

Vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, do estado de São Paulo (Semil), o porto de São Sebastião tem intensificado ações de modernização e sustentabilidade.



Uma área do porto passará por arrendamento em 2026, o que ampliará sua capacidade de movimentação para 4,3 milhões de toneladas por ano. Nesse contexto, a implantação da AALP reforça o planejamento estratégico do porto, de acordo com a Semil.

A medida também está alinhada às metas de sustentabilidade do terminal. Ao reduzir o tempo de espera dos caminhões em áreas urbanas, a iniciativa contribui para a diminuição do consumo de combustível e da emissão de gases de efeito estufa.

Além disso, os motoristas terão acesso a melhores condições de descanso, e local seguro para estacionar os veículos, com infraestrutura de apoio, o que melhora a qualidade do trabalho no transporte rodoviário de cargas.



Para mais conteúdos:



Caraguatatuba Porto

Leia também

APS inicia obra de R$ 27,45 milhões na perimetral do Porto de Santos


Porto de São Sebastião avança em obra para restabelecer profundidade no berço de atracação