Márcio x Tarcísio: cercado de expectativas sobre o porto, encontro termina em silêncio

Governador de São Paulo e o ministro de Portos e Aeroportos tiveram uma reunião em Brasília na manhã do dia 8

Thiago Reis Dantas
Publicado em 09/02/2023, às 14h30 - Atualizado às 15h47

O encontro, segundo os presentes, foi amigável e teve duas horas de duração Márcio França e Tarcísio Márcio França e Tarcísio de Freitas - Twitter Márcio França

Márcio França e Tarcísio de Freitas se reuniram na sede do Ministério de Portos e Aeroportos para falar sobre o Porto de Santos. A informação é do site da CNN Brasil. Governador e ministro discordam quando o assunto é a gestão do complexo santista, realizado pela Santos Port Authority (SPA).

Desde o ano passado, Márcio França tem dito que a privatização de autoridades portuárias públicas está descartada inclusive pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, o governador de São Paulo quer a desestatização da SPA. Tarcísio esteve à frente do projeto de privatização quando foi titular do então Ministério da Infraestrutura na gestão Bolsonaro.

“Recebi na manhã desta quarta-feira (8), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Com diálogo, vamos conquistar importantes avanços. União e Reconstrução!”, postou Márcio no Twitter.

À CNN, o governador afirmou que existe da parte do ministro uma intenção de ‘cooperar’. Por duas horas, os dois tiveram uma conversa, segundo interlocutores, amigável sobre o assunto.

O jornal A Tribuna informou que ambos conversaram sobre experiências internacionais de modernização portuária que poderiam ser aproveitadas no Brasil. Usaram como exemplo as ações tomadas nos dois maiores portos do mundo em movimentação de contêineres, o de Xangai, na China, e o de Singapura. Mas, algo concreto sobre o futuro do porto não foi apresentado.

O silêncio permanece 

O Portal Costa Norte entrou em contato com as assessorias de Márcio e Tarcísio, mas, até o fechamento da matéria, não tivemos respostas. 

porto de santos Márcio França Tarcísio de Freitas