Governadores do nordeste debatem propostas em tramitação no Congresso

Partilha da cessão onerosa com estados e municípios; a distribuição do Fundo de Participação dos Estados e securitização das dívidas foram os assuntos em pauta

Estela Craveiro
Publicado em 21/11/2018, às 13h38 - Atualizado em 24/08/2020, às 04h29

Senador Eunício Oliveira - Valter Campanato/Agência Brasil

Governadores eleitos e reeleitos do Nordeste estão reunidos em Brasília para definir uma pauta conjunta a ser negociada com o presidente eleito Jair Bolsonaro. Na primeira etapa do encontro, o Fórum de Governadores do Nordeste se reuniu com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), para debater propostas em tramitação no Congresso.

Ao sair do encontro, Eunício disse que foram debatidas três propostas: a partilha da cessão onerosa com estados e municípios, a distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e a securitização das dívidas. O projeto da cessão onerosa, que autoriza a Petrobras a vender para a iniciativa privada sua parte na exploração do pré-sal, está na pauta do Senado.

Já a possibilidade de União, estados e municípios venderem seus créditos, a chamada securitização, está na Câmara. 

Estão presentes os governadores Camilo Santana (PT-CE), Paulo Câmara (PSB-PE), Wellington Dias (PT-PI), Rui Costa (PT-BA), Belivaldo Chagas (PSD-SE) e Flávio Dino (PCdoB-MA), o vice-governador Luciano Barbosa (MDB-AL), os eleitos João Azevêdo (PSB-PB) e Fátima Bezerra (PT-RN), além da vice-governadora eleita de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB).

Política jair bolsonaro câmara congresso senado petrobras Fórum de Governadores do Nordeste eunício oliveira governadores eleitos presidente eleito jair bolsonaro governadores do nordes governadores reeleitos