Sucuri se enrola na perna de pescador: "Quase ela me arrasta para o rio”. Fato ou Fake?

Em vídeo que circula na internet, idoso afirma que a serpente se enrolou em sua perna e tentou arrastá-lo para o rio enquanto pescava; biólogo das cobras fez um 'react' e desvendou essa história de pescador

Da redação
Publicado em 25/04/2022, às 16h18 - Atualizado às 17h15

As sucuris não são venenosas, pois não possuem dentes inoculadores de veneno Sucuri-verde - Reprodução


Após o vídeo de um pescador com a perna presa a uma serpente Eunectes murinus, vulgarmente conhecida como sucuri, viralizar na internet o biólogo Henrique, o 'Biólogo das Cobras' reagiu ao vídeo e afirmou que tudo não passa de um vídeo fake.

Em suas redes sociais o biólogo afirmou que tudo não passa de uma armação. Segundo ele, a história de que a serpente se enrola na perna do pescador e tenta arrastá-lo para dentro do rio é falso, pois não existem relatos reais desse tipo de ocorrência envolvendo sucuri.

No vídeo polêmico, o pescador está sentado no chão com a cobra enrolada em seu pé, uma pessoa que está gravando pergunta ao idoso o que havia acontecido. “Se não fosse o amigo aqui, o bicho tinha me engolido, estava pescando aqui e quase ela me arrasta para o rio”, afirmou a vítima.



Muito bem humorado e didático, Henrique faz o famoso 'reacting to the video', ou reagindo ao vídeo em português, para tranquilizar a todos quanto ao teor do vídeo.

“Gente isso não existe, não passa de um efeito [da novela] pantanal em que um uma cobra 'mágica' se enrola na perna de uma pessoa e arrasta para a o fundo do rio”, disse o biólogo.

Henrique explica que geralmente as sucuris evitam contato com humanos e, quando se sentem ameaçadas, o mínimo que pode acontecer é reagir com uma mordida à pessoa. 



"Extremamente raros são os casos de pessoas serem ingeridas, isso só acontece quando o animal está com muita fome. Vivem a maior parte do tempo submersas, pois na água é onde elas são mais rápidas, ficando mais fácil a captura dos alimentos", alegou o biólogo.

Apesar de existirem muitas lendas sobre as sucuris - também conhecidas como anacondas - elas são animais lentos na terra, por isso elas podem ficar mais agressivas - por não ter muito refúgio, podem usar a agressividade como proteção. As principais defesas incluem dar botes para manter o agressor longe e proteger a própria cabeça enrolando o seu corpo em volta.

O biólogo afirma ainda que a serpente do vídeo nunca iria engolir o pescador pois o tamanho da serpente é desproporcional ao tamanho do homem. “É claro que ele tirou uma onda com a cara de todo mundo, ele está segurando a cabeça dela para não ganhar uma mordida, enrolou a serpente na perna, filmou e colocou pra zoar a galera”, enfatizou.



Veja o vídeo completo

Sucuris

As sucuris não são venenosas, pois não possuem dentes inoculadores de veneno, mas sua mordida é forte o bastante para atordoar sua presa que rapidamente é envolvida pela musculatura forte e robusta da serpente.

As sucuris normalmente são carnívoras e se alimentam, basicamente, de vertebrados. Peixes, rãs, lagartos, jacarés, aves e roedores, aliás, estão no tipo de seu cardápio.



Na hora da caça, aliás, a estratégia da sucuri é a da espreita seguida do bote. Depois disso, ela mata suas presas por constrição. Ou seja, ela se enrola na vítima e exerce uma grande pressão até que ela morra por asfixia.

As sucuris não são venenosas, pois não possuem dentes inoculadores de veneno Sucuri-verde (Reprodução)