Novo pet no Brasil: conheça o marsupial que parece um esquilo voador

Petauro-do-açúcar atrai a atenção pela capacidade de planar. No quadro É Pet?, veterinário revela curiosidades e como criar a espécie em casa

Redação
Publicado em 24/07/2026, às 10h39

Animal possui membrana semelhante a uma asa e exige recintos espaçosos - Tabitha Favor/Pexels


Se você se interessa por animais de estimação exóticos, um pequeno marsupial com habilidades impressionantes promete chamar a atenção no mercado brasileiro em breve. O petauro-do-açúcar, ou sugar glider (Petaurus breviceps), foi o destaque do quadro É Pet?, da TV Cultura Litoral, quando o médico veterinário Danilo Sato detalhou as curiosidades da espécie.

Apesar da forte semelhança física com os roedores, o petauro-do-açúcar faz parte do mesmo grupo dos coalas e cangurus. As fêmeas, inclusive, possuem uma bolsa na barriga (o marsúpio) para abrigar e proteger os filhotes recém-nascidos. O nome curioso reflete o paladar do animal, que na natureza busca alimentos adocicados, como néctar e frutas.

Por que ele 'voa'?

O grande atrativo da espécie é uma membrana resistente que liga as patas dianteiras às traseiras. Quando o animal salta, essa estrutura se abre como se fosse uma asa, permitindo que ele plane entre as árvores por vários metros para fugir de predadores.



O veterinário ressalta uma curiosidade: essa anatomia serviu de inspiração direta para o traje dos praticantes de wingsuit, esporte radical de voo livre.

Como adaptar a casa?

A rotina com um petauro-do-açúcar exige dedicação e espaço. Por ser um animal de hábitos noturnos e extremamente ativo, o tutor precisa investir em um ambiente enriquecido.

Eles precisam de recintos espaçosos, locais para escalar, brincar, gastar energia e até tocas para dormir", explica Danilo Sato.

A dieta também é rigorosa e não se limita a doces. A alimentação deve ser equilibrada e formulada especificamente para a espécie, incluindo papas nutricionais e até insetos.



Atualmente, não é possível adquirir o animal legalmente no país. No entanto, o apresentador deixou um alerta positivo para os interessados: o petauro-do-açúcar chegará ao mercado brasileiro em breve, com autorização dos órgãos ambientais para a comercialização.

Para mais conteúdos: