Dois meses depois de interromper atividades na Rússia, McDonald’s deixa o país em definitivo

Empresa estava há mais de 30 anos no local; comunicado fez com que a ação da marca subisse 0,35% no pré-mercado da Bolsa de NY

Catarina Del Corso
Publicado em 16/05/2022, às 21h50 - Atualizado às 21h54

McDonald's interrompe de vez operações na Rússia após mais de 30 anos Mc Donald's na Rússia Fachada de unidade do Mc Donald's na Rússia - Andrey Rudakov/Bloomberg

Cerca de pouco mais de dois meses depois de interromper atividades na Rússia, o McDonald’s anunciou nesta segunda-feira (16) que deixará o país por definitivo. A empresa ressalta que venderá os negócios locais em resposta à ‘crise humanitária’ decorrente da invasão do país à Ucrânia.

O comunicado fez com que a ação da marca subisse 0,35% no pré-mercado da Bolsa de Nova York. O McDonald’s deve incorrer em encargo entre US$ 1,2 bilhão e US$ 1,4 bilhão com os planos de desinvestimento no local. 

A rede norte-americana de alimentos pretende manter a posse comercial da marca no país, mas deve vender todas as filiais russas de seus restaurantes para um empresário local.

De acordo com o comunicado emitido pela empresa, a prioridade é assegurar que os 62 mil funcionários continuem sendo pagos até o fim da transição e que também consigam posições no futuro.

O CEO do McDonald’s disse que a decisão é inevitável e ressaltou que o compromisso da empresa com seus valores significa que não há mais possibilidade de manter os Arcos (do Mc) brilhando na Rússia.

bolsa de valores russia MC DONALDS MC DONALDS SAI DA RUSSIA