Unoeste Guarujá retoma aulas presenciais

Com a capacidade reduzida, a universidade oferece aulas de laboratório do curso de Medicina

Da Redação
Publicado em 11/08/2020, às 06h36 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h41

- Gabriel Marques


A Faculdade de Medicina da Unoeste de Guarujá retomou suas atividades presenciais nesta segunda-feira, 10. O campus da Unoeste realizou adaptações para receber os alunos para as aulas de laboratório, com respeito a todas as normas sanitárias vigentes. As aulas teóricas continuarão acontecendo de maneira remota.

Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/GRUPOCNGUARUJA 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

A cidade de Guarujá está há mais de um mês na fase amarela do Plano São Paulo e, de acordo Decreto Estadual nº 65.061/2020, as atividades práticas e laboratoriais em instituições de ensino superior podem ser retomadas, respeitando os protocolos de higiene e de distanciamento que estão em vigor.



As turmas foram divididas em grupos menores, de até 10 alunos, e os horários foram planejados, pensando na redução do trânsito de pessoas na faculdade. Os laboratórios, a biblioteca e as salas de aula foram reorganizados e adaptados para serem utilizados. Alunos, professores e colaboradores devem utilizar máscara em todo o momento no interior da faculdade.

As medidas já são sentidas na entrada do campus, onde a aferição de temperatura é feita pelos vigilantes. Há um controle permanente na quantidade de alunos nas áreas comuns e nos laboratórios. Estão sendo disponibilizados tapetes sanitizantes nas entradas do prédio e, dentro do campus, totens e dispensers com álcool gel estão espalhados de maneira estratégica, permitindo que todos possam higienizar as suas mãos.

Os funcionários que trabalham diretamente no atendimento estão preparados com EPIs para a segurança de todos. Todas as alterações feitas no campus Guarujá da Unoeste foram avaliadas e aprovadas pela Segurança do Trabalho.



A aluna do 2° termo Kerolyn Simi da Costa relatou estar ansiosa em retomar a faculdade. “Vai ser um desafio para todo mundo, mas, se todos seguirem as normas de distanciamento, vai dar tudo certo”, afirma.

A coordenadora acadêmica do curso de Medicina em Guarujá, doutora Erika Magalhães Suzigan, destaca a importância de ser o primeiro campus a retornar às atividades: “A minha expectativa é conseguir fazer com que os alunos retornem com segurança. Eu sei que todos estão ansiosos e estamos trabalhando para minimizar a preocupação dos alunos e de seus familiares. Vamos prover um ensino de qualidade e, com isso, recuperar as aulas práticas que foram perdidas no semestre anterior”, afirma.

O coordenador administrativo do campus Guarujá, doutor Geraldo Alécio de Oliveira, reforça a importância do cuidado e da segurança de estudantes e funcionários: “O mais importante é garantir a qualidade do ensino e a segurança das pessoas. Por ser uma nova cultura, precisamos ter disciplina para andar permanentemente com a máscara, usar sempre álcool em gel e atender todas as medidas de distanciamento. Vai ser um período de adaptação, mas depois será o novo normal. E nós vamos estar preparados para esse novo normal”.