Travessia São Sebastião-Ilhabela passará por mudanças

Dersa anunciou alterações no serviço de travessia São Sebastião-Ilhabela, que devem começar ainda neste mês e garantir mais agilidade para os motoristas

Da Redação
Publicado em 06/09/2018, às 12h07 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h23

- Divulgação

O serviço de travessia entre São Sebastião e Ilhabela deve passar por mudanças para garantir mais agilidade aos motoristas. Nesta semana, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A) anunciou que implantará mais balsas para atender a demanda no local, além de lanchas para pedestres.

Em encontro realizado no dia 5, ficou definido que, já na próxima temporada de verão, a Dersa trabalhará com um total de sete balsas. Além das cinco já em operação, a FB10 foi prometida para entrega ainda neste mês e a FB20, que está em reforma, tem previsão de entrega para dezembro. 

Outra mudança que promete agilidade é a implantação de lanchas para que pedestres atravessem gratuitamente. Duas embarcações, com capacidade para 350 passageiros cada uma, assentos individuais e ar-condicionado, foram prometidas.

O secretário de  Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini, comemorou a futura mudança e detalhou: "As lanchas darão mais segurança e agilidade à travessia dos passageiros, afinal, elas não param por causa do vento com a mesma frequência que as balsas, e serão mais ágeis, porque levarão apenas oito minutos de um lado ao outro”. A Dersa estima que, com o início da operação das lanchas, a capacidade das balsas aumentem de 25% a 30%, e voltem a operar com capacidade máxima.

Também no encontro foram prometidas melhorias na infraestrutura de todas as balsas, como reforma nos banheiros, cobertura para dias de muita chuva e muito sol, dando mais conforto aos passageiros e estação para bicicletas.

Para os visitantes que quiserem deixar seus carros em São Sebastião, está prevista a construção de um estacionamento para que os turistas atravessem para Ilhabela de lancha. Ricardo Fazzini comentou: “Com esse serviço, incentivaremos a sustentabilidade e melhoraremos a mobilidade urbana em Ilhabela, teremos menos carros circulando na ilha e desafogando o trânsito na alta temporada”.

Segundo a prefeitura, para suprir essa futura demanda, o município entrará com o serviço de Aquabus no fim deste ano, em oito diferentes píeres da ilha: Ponta Azeda, Engenho D’Agua, Perequê, Balsa, Portinho, Feiticeira e Praia Grande. Além do Aquabus, haverá ainda o ônibus turístico, com interligação de todos os pontos turísticos da cidade na orla.

Participaram também da reunião o secretário de Logística e Transporte do Estado, Mário Mondolfo, e com o CEO (Centro Especial de Operações) do Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A), Eduardo de Gregório, além do prefeito de Ilhabela Márcio Tenório - por meio de teleconferência.

Ilhabela Geral lancha balsa balsa ilhabela balsas travessia ilhabela balsa de ilhabela fila da balsa dersa ilhabela ilha bela lanchas barco dersa travessias dersa balsa passeios em ilhabela balsa nova fila da balsa ilhabela