Tempo: frente fria avança e Marinha alerta para fortes ventos e chuva no litoral de SP

Mudança drástica no tempo e temperatura deixa os últimos dias de maio com clima ameno, chuva e rajadas de ventos, alerta Marinha do Brasil; junho deve começar com fortes chuvas e baixa temperaturas

Da redação
Publicado em 30/05/2022, às 09h42 - Atualizado às 10h58

Frente fria avança e Marinha alerta para fortes ventos e chuva no litoral de SP Tempo no Lutoral - Repodução PCF


A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alerta que a passagem de uma frente fria poderá provocar ventos com intensidade de até 60 km/h (33 nós).

Os ventos devem atingir a faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, e São Paulo, ao sul de Cananéia, da tarde desta segunda-feira (30) à manhã de terça-feira (31) de maio.

Mudança de tempo e temperatura

Depois de um fim de semana com dias quentes e umidade do ar muito baixa, a frente fria avança para movimentar a atmosfera e ajudar a dispersar a poluição, aliviando a secura do ar dos últimos dias no estado de São Paulo. O mês de maio termina úmido e com temperaturas mais amenas em algumas regiões.



Leia os destaques jornalísticos do dia  ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Nesta segunda, a chegada da frente fria deixa o tempo instável em boa parte do estado. Na Baixada Santista, pode chover a qualquer hora com intensidade de moderada a forte, mas o sol ainda aparece de vez em quando no céu nublado. 

De acordo com meteorologistas do Climatempo, na região do litoral paulista o céu fica com muitas nuvens já pela manhã, mas chove moderado a forte somente a partir da tarde, a chuva pode vir com trovoadas e rajadas de vento. 



Já no Vale do Paraíba e Litoral Norte, o sol brilha forte pela manhã, mas a nebulosidade aumenta a partir da tarde e ocorrem pancadas de chuva com trovoadas de forma mais isolada.

Temperaturas ficam mais amenas

O tempo mais encoberto e a umidade constante no estado de São Paulo diminuem as temperaturas em vários municípios. As temperaturas não diminuem de forma significativa, será uma semana mais amena, se comparado ao calor atípico da semana passada.

A última terça-feira (31) de maio, será marcada por céu nublado e chuva frequente na região do Vale do Ribeira. As pancadas de chuva acontecem em vários momentos e não se descarta o risco de temporais. 



Na capital, região da Baixada Santista, litoral sul e no oeste paulista, muitas nuvens se formam e pode chover a qualquer hora, mas ainda de forma isolada e mal distribuída.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Ainda de acordo com o Climatempo, as instabilidades perdem força na maior parte do estado a partir da quarta-feira, 1 de junho. O dia será marcado por variação de nebulosidade na capital, região central e norte de São Paulo e sem expectativa para chuva. 



O tempo fica carregado no extremo sul paulista e chove em vários momentos. No Litoral Norte, chuva fraca e isolada.