São Sebastião forma guarda-vidas temporários

Curso teve três semanas de duração, e formou 47 guarda-vidas temporários para atuarem na temporada de verão 2019/2020

Da Redação
Publicado em 31/10/2019, às 07h21 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h39

- Divulgação/PMSS

A prefeitura de São Sebastião, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou, na última terça-feira, 29, a cerimônia de formatura de 47 guarda-vidas temporários que vão atuar na temporada de verão 2019/2020.

O orador da turma, Alexandre Rocha Alves, de 46 anos, veio de Potiguar, no Rio Grande do Norte e vai atuar como guarda-vidas pela segunda vez. “Moro em Maresias há três anos e é um prazer poder me dedicar a salvar vidas. Vim acompanhar meu filho em uma seletiva do Instituto Gabriel Medina e fiquei”, contou.

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA8  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Para o prefeito Felipe Augusto é uma satisfação poder contar com a dedicação dos guarda-vidas e do Corpo de Bombeiros. “É uma responsabilidade enorme, pois teremos quase um milhão de pessoas passando pela nossa cidade durante a temporada de verão. Eles são verdadeiros heróis e somos gratos por todo cuidado com nossos moradores e turistas”, frisou.

O curso teve três semanas de duração e foi coordenado pela Tenente PM Érica Ramalho de Macedo, do 2º Posto de Bombeiros Guarda-Vidas do litoral norte, e incluiu provas teóricas e práticas, de prevenção e salvamento aquático; reanimação cardiopulmonar com entrada no mar; transposição de arrebentação; abordagem da vítima; retorno com a vítima; retirada da vítima da água; arrasto; posição de recuperação; verificação de consciência, liberação de vias aéreas; verificação de objetos estranhos na boca;  respiração e circulação; além de aplicação de Ressuscitação Cárdio Pulmonar (RCP).

A finalização das etapas de formação dos guarda-vidas temporário também contou com palestras intensivas sobre as legislações municipais referentes à gestão de praias, Plano de Contingência Municipal e Política Nacional de Prevenção a Desastres, criando assim um meio de comunicação eficaz, otimizando todo trabalho público para garantir uma praia segura e sustentável.

Os 20 primeiros colocados serão convocados para a primeira turma com o início da prestação do serviço do dia 14 de novembro de 2019 até o dia 14 de fevereiro de 2020. Os outros 27 candidatos subsequentes serão convocados para a segunda chamada, com início da prestação do serviço do dia 14 de dezembro de 2019 até 14 de março de 2020.

Geral São Sebastião Litoral Norte verão temporada 2019 prefeitura de são sebastião bombeiros turistas 2020 guarda vidas formados