Intervenção da Sabesp retira tubulação antiga de praia, em São Sebastião, e melhora sistema de esgoto da região; medida fortalece o turismo
Redação
Publicado em 14/08/2025, às 13h53
A Sabesp concluiu a retirada da antiga tubulação de esgoto na faixa de areia da praia de São Francisco, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. A medida preserva o meio ambiente, valoriza o turismo e beneficia um dos bairros mais tradicionais da cidade.
A nova rede, com 380 metros de extensão, foi instalada na rua Martins do Val, por meio do método não destrutivo (MND), técnica de furo direcional que evita escavações extensivas e reduz impactos para moradores e comerciantes. O investimento na primeira fase foi de cerca de R$ 400 mil, com beneficio direto a aproximadamente 20 mil pessoas, entre moradores e turistas.
Segundo Josenilton Andrade, gerente de manutenção da Sabesp em São Sebastião, a obra alia inovação e preservação. “Estamos devolvendo a beleza natural da praia para a comunidade, valorizando sua história e reforçando nosso compromisso com a qualidade de vida e o turismo local”, disse.
A próxima etapa, ainda em planejamento, prevê a adequação da rede coletora na rua Martins do Val. Com a conclusão, será possível desativar totalmente as tubulações antigas. Para Monica Riccitelli, gerente regional da Sabesp no litoral norte, a ação é um investimento direto no bem-estar e no potencial turístico. “A eliminação dessas tubulações e poços de visita traz vantagens para o turismo, um dos pilares da economia do bairro, e fortalece a saúde pública e a preservação ambiental”, afirmou.
Sabesp inicia megaobra sob o mar para levar água a cidade do litoral de SP
Governo de SP e Sabesp anunciam R$ 7,5 bi para saneamento na Baixada Santista