Costa Norte
Publicado em 27/09/2013, às 12h39 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h07
Por Antonio Pereira
Seminário reuniu mais de 40 pessoas na Casa da Cultura de BertiogaAs preocupações com a recepção de turistas da melhor maneira possível foram debatidas por representantes do poder público e empresários de Bertioga na manhã de quinta-feira (26), em reunião do Workshop Metropolitano Costa da Mata Atlântica na Copa do Mundo, promovido pelo Santos e Região Convention e Visitors Bureau (SRCVB), nas instalações da Casa da Cultura da cidade. Para o diretor executivo do SRCVB Alexandre Nunes, os comerciantes da Baixada Santista devem ver a Copa do Mundo como uma forma de agregar valores e fechar pacotes turísticos durante o Mundial. “Serão duas cidades recebendo seleções, casos de Santos e Guarujá, mas a Copa não é somente isso e é por esse motivo que estamos percorrendo as cidades da região. Queremos mostrar aos empresários que as cidades têm mais a explorar”, apontou o diretor, em referência às potencialidades gastronômicas e geográficas da região. Nunes aguarda com ansiedade uma possível classificação do México para o Mundial, uma vez que a agência Mundomex já fretou o navio de cruzeiro MSC Divina para ficar atracado em Santos, durante a primeira fase da competição.
Opiniões Preocupado com a demora de Bertioga se adaptar ao cenário de 2014, Ronald Parada, proprietário do Beach Pub Loung, restaurante que fica no bairro de São Lourenço, acredita que ainda dá tempo para a cidade se mobilizar, mas isso deve ser feito o mais rápido possível. “As apresentações em geral foram boas, mas sinto que estamos atrasados em relação a outras cidades.” Já Carlos Augusto Lima, o Carlão, proprietário do restaurante Sandy e da choperia Canal do Chopp, ambos na centro, parabenizou a prefeitura pelas obras em andamento nas margens do canal de Bertioga. “A orla ficou muito bonita, certamente, o canal também ficará e teremos muitas pessoas usufruindo desses novos ambientes.”
Potencialidades Também presente ao encontro, o secretário de Turismo de Bertioga Du Zuppani aproveitou o momento para falar sobre as potencialidades das trilhas e das praias da cidade durante o período que coincidirá com as férias escolares. “Certamente, teremos uma trilha do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (Perb) aberta à comunidade, mas, além disso, os turistas terão também belos roteiros para visitação como as praias e os rios. Tenho certeza que o comércio aproveitará este período da melhor forma. Outro ponto turístico conhecido entre os bertioguenses, porém, fechado para visitação há dois anos, a Usina de Itatinga, também poderá ser incluso nos pacotes de turismo. As tratativas estão sendo feitas pelo próprio gerente executivo do SRCVB com a superintendência da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
Próximos encontros Iniciado na última terça-feira (24) em São Vicente, o workshop Costa da Mata Atlântica na Copa do Mundo seguirá para Peruíbe na próxima terça-feira (1º), com início às 19 horas, na Câmara Municipal. Uma semana depois, com local e horário ainda a ser definidos, a apresentação acontecerá em Praia Grande. O telefone para contato do SRCVB é o (13) 3232 5080.