Polícia Ambiental flagra pesca ilegal no litoral sul de SP

Um dos flagrantes aconteceu em área de proteção ambiental, que abrange Cananeia, Iguape e Ilha Comprida; 20kg de manjuba foram apreendidos

Redação
Publicado em 15/02/2024, às 11h18 - Atualizado às 11h23

Com o período de piracema, a pesca está proibida na região que abrange Cananeia, Iguape e Ilha Comprida - Divulgação/SSP-SP

A Polícia Militar Ambiental registrou dois flagrantes de pesca irregular, no litoral sul de São Paulo, na terça-feira (13). Ambos envolveram redes de emalhe, usadas na pesca de peixes e crustáceos, prática proibida na região por causa do período de piracema. Mais de 20kg de pescados foram apreendidos. 

Durante patrulhamento, uma equipe do 3° Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) encontrou uma rede de emalhe, com 100 metros de comprimento, no rio Ribeira. No local, não havia nenhum pescador e ninguém foi multado, mas a rede foi apreendida.

 20kg de manjuba foram doados a uma instituição beneficente da região - Divulgação/SSP-SP

 

Mais à frente, em área de proteção ambiental, que abrange Cananeia, Iguape e Ilha Comprida, a equipe da PM Ambiental abordou um barco com dois pescadores, que usavam também uma rede de emalhe específica para a pesca de manjuba. Um dos homens não tinha a carteira de pescador profissional, exigida pela legislação. Ele foi multado em R$2.800 e terá que comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), para prestar esclarecimentos.

No barco abordado, foram recolhidos 20kg de manjuba, que foram doados a uma instituição beneficente da região.  A embarcação, o motor e a rede de 300 metros também foram apreendidos.

flagrante pesca ilegal LITORAL SUL DE SP

Leia também

Marinha alerta para formação de ciclone que pode afetar litoral norte de SP


Cansado de folia? Veja dicas de passeios tranquilos no litoral sul de SP


Poço das Antas, no litoral sul de SP, é revitalizado