Operação Ponzi prende dois por indícios de envolvimento com pirâmide financeira

MPSP
Publicado em 11/11/2021, às 20h45 - Atualizado às 20h47

Reprodução - Reprodução

Deflagrada conjuntamente pelo MPSP, Polícia Federal e Polícia Civil nesta quinta-feira (11/11), a Operação Ponzi prendeu duas pessoas investigadas como líderes de um grande esquema de pirâmide financeira, que pode ter movimentado mais de R$ 100 milhões nos últimos anos. Mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Santa Fé do Sul, Santa Clara d’Oeste, Votuporanga, Bebedouro, Araçatuba, Casa Branca, Americana, Santana de Parnaíba e São Paulo.

Durante as diligências, as autoridades encontraram uma mansão, chácaras e um terreno às margens do Rio Paraná, além de vários carros de luxo, uma aeronave e três embarcações de grande porte.

De acordo com o apurado, um dos presos abriu dezenas de empresas e filiais em várias cidades do interior paulista, tendo como fachada a oferta de serviços de créditos de diversos bancos, mas na verdade a estrutura escondia um esquema de pirâmide, prometendo altas taxas de juros que chegavam a 6% ao mês.

Os presos poderão responder por crimes contra o sistema financeiro nacional, falsidade ideológica, estelionato, contra a economia popular e organização criminosa.

A operação conta com atuação dos promotores Felipe Bragantini de Lima e Francine Pereira Sanches.

Fonte: MPSP
prende financeira opera envolvimento indicios piramide ponzi