Operação Lata-Velha recolhe mais de 300 veículos abandonados em cidade do litoral de SP

Proprietários têm prazo de 60 dias para recuperar os automóveis no pátio municipal antes do encaminhamento das carcaças para leilão

Redação
Publicado em 03/07/2026, às 15h01

Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana fiscalizam as vias públicas e encaminham os automóveis recolhidos para o pátio municipal - Divulgação/Prefeitura de São Vicente


A Operação Lata-Velha retirou 322 veículos abandonados das ruas e dos estacionamentos públicos de São Vicente, litoral de São Paulo, no primeiro semestre de 2026. Segundo a prefeitura, a iniciativa integra um conjunto de ações com o objetivo de manter a cidade mais organizada, segura e com melhor mobilidade urbana.

A administração municipal ainda explica que, além de ocuparem vagas e prejudicarem a circulação viária, os carros largados nas vias servem como potenciais criadouros para insetos transmissores de doenças. A remoção das carcaças evita, por exemplo, a reprodução do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue.

Regras e prazos

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera como abandonado o veículo estacionado em via pública sem capacidade de locomoção por meios próprios. A lei determina a remoção imediata quando o estado de conservação do automóvel oferece riscos à saúde, à segurança ou ao meio ambiente.



Na sequência do recolhimento, as equipes encaminham os veículos ao pátio municipal, situado no bairro Catiapoã. Os proprietários possuem um prazo legal de 60 dias para regularizar a situação e retirar o bem do local. Caso o dono não compareça, o município destina o automóvel para leilão oficial.

Participação popular

O prefeito Kayo Amado destacou o engajamento dos moradores com os avisos frequentes sobre carros largados nos bairros. Segundo o chefe do Executivo, a rede coletiva de apoio da comunidade fortalece o trabalho diário dos profissionais da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) na manutenção da ordem.

A população consegue contribuir e enviar fotos ou vídeos com a localização exata das sucatas. O canal de atendimento da prefeitura funciona 24 horas, por meio de ligações e mensagens no aplicativo WhatsApp, pelo telefone (13) 3466 5542.



Leia também:

Para mais conteúdos



São Vicente