Golpe do corona: falso cadastro de vacinação contra a covid rouba dados e clona whatsapp

Criminosos se passam por agentes do Ministério da Saúde realizando cadastro de vacinação para roubar dados pessoais

Da redação
Publicado em 20/01/2021, às 15h13 - Atualizado às 16h58

- Divulgação/Internet


A indefinição de aspectos cruciais da vacinação contra covid-19 por parte do Ministério da Saúde abriu brecha para criminosos oportunistas. Vem ocorrendo na praça um novo golpe que usa a promessa de imunização para roubar dados e clonar o whatsapp das pessoas. A fraude é uma variante de outras, como a do sequestro de parentes, que tem como principal elemento e enganação. fazendo com que as pessoas acreditem que estão realizando um cadastro para a vacinação os criminosos roubam suas informações.  

Com o início das vacinações em São Paulo e outros estados na segunda-feira, 18, e, adicionalmente, com a demora do Ministério da Saúde em criar protocolos de cadastro para a vacinação, o espaço ficou livre para a fraude. Há registros de pessoas que caíram no golpe desde antes do início da vacinação no país.

Na última quinta-feira, 14, o Ministério da Saúde publicou uma nota alegando que havia sido informado de tentativas de golpe por celulares em que os golpistas se faziam passar por representantes do órgão.



“O Ministério da Saúde alerta para um novo golpe em nome do órgão! A ação visa clonar seu número do aplicativo de mensagens e ter acesso aos dados do seu celular”, diz trecho do comunicado.

https://twitter.com/minsaude/status/1349837270182883330

O órgão, chefiado por Eduardo Pazuello, também esclareceu que não solicita dados pessoais por telefone. “O Ministério da Saúde não telefona para marcar vacinação e jamais pede este tipo de confirmação de dados”, declarou a pasta.



Como funciona o golpe

O golpe funciona de duas formas: ligação ou mensagem de texto.

Na ligação, um criminoso se identifica como agente da Pasta e diz que está realizando um pré-cadastro para a vacinação em que as informações pessoais da vítima são necessárias. Ludibriados, os usuários entregam seus dados. 



Nas mensagens de texto, um link leva ao falso cadastro que possibilita a clonagem do whatsapp das vítimas.

Além da declaração, o Ministério da Saúde  orienta quem receber as ligações a não informar os dados e denunciar a fraude às autoridades.  

LEIA MAIS EM ➤ Primeiras doses da Coronavac de Santos já estão na cidade



LEIA MAIS EM ➤ Técnica de enfermagem de 33 anos é primeira vacinada contra a Covid-19 em São José dos Campos

LEIA MAIS EM ➤ Guarujá começa imunização na quinta, 21

Cadastros fidedignos



Na segunda-feira, 18, mesma data do início da vacinação, o governo do estado de São Paulo lançou o site Vacina Já ( www.vacinaja.sp.gov.br ) em que os interessados podem realizar um pré-cadastro da imunização contra Covid-19. Diferentemente dos golpes, porém, é o usuário quem entra na plataforma.  

Segundo o governo estadual, no final da tarde desta terça-feira, 19, mais de 1 milhão de pessoas já haviam realizado o cadastro para a vacinação por meio da ferramenta. O objetivo do cadastro, segundo o governo do estado, é agilizar atendimento nos locais de vacinação; profissionais de saúde e indígenas são o público-alvo neste primeiro momento.

Com informações de CNN | Anna Satie