Crime danificou equipamentos da ETA de Cubatão e causa falta de água e baixa pressão; normalização deve ocorrer gradualmente na segunda-feira (31)
Lenildo Silva
Publicado em 30/08/2026, às 09h10
O abastecimento de água em Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá, na Baixada Santista, foi afetado neste domingo (30) por causa de um furto de cabos na estação de tratamento de água (ETA) de Cubatão. Segundo a Sabesp, o crime danificou equipamentos essenciais ao funcionamento da unidade e pode provocar baixa pressão e falta de água.
A companhia informou, na manhã deste domingo, que trabalha para restabelecer o sistema e prevê a normalização gradual do abastecimento na segunda-feira (31). O comunicado não apresenta horário para conclusão do serviço.
De acordo com a Sabesp, os reflexos do problema atingem Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá. A companhia não detalhou quais bairros podem registrar falta de água ou baixa pressão nem informou quantos imóveis foram afetados.
A Sabesp recomenda que moradores das quatro cidades façam uso consciente da água durante o período de recuperação do sistema, especialmente dos volumes armazenados nas caixas-d'água.
A ocorrência foi comunicada às autoridades responsáveis e deverá ser investigada. Até o momento, não há informações sobre suspeitos ou prisões relacionadas ao caso.
Clientes que enfrentarem problemas no abastecimento podem entrar em contato com a Sabesp pelo telefone 0800 055 0195, com ligação gratuita, ou pelo WhatsApp (11) 3388 8000. O atendimento também está disponível pela Agência Virtual.
Para mais conteúdos