Federação Argentina entra na mira do FBI por transações de US$300 milhões

Apuração aponta suspeita de lavagem de dinheiro e fraude bancária em contratos comerciais; seleção do país disputa as quartas de final da Copa do Mundo

Redação
Publicado em 08/07/2026, às 17h00

Investigação nos Estados Unidos esclarece movimentações financeiras da federação, sem acusação formal contra dirigentes - Divulgação/AFA


A Associação do Futebol Argentino (AFA) passou a ser investigada pelo FBI e pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, por suspeitas envolvendo operações financeiras feitas no país.

A apuração busca esclarecer movimentações de centenas de milhões de dólares e verificar se houve prática de crimes como lavagem de dinheiro e fraude bancária, segundo informações divulgadas pelo jornal argentino La Nación. 

De acordo com a investigação, agentes federais já ouviram testemunhas e analisam documentos relacionados às transações da entidade em território norte-americano. O foco está em contratos comerciais administrados por uma empresa responsável por intermediar acordos internacionais da federação, incluindo patrocínios e direitos comerciais.



As autoridades investigam a movimentação de valores superiores a US$300 milhões, por meio do sistema financeiro dos Estados Unidos. Os promotores querem identificar se parte das operações violou a legislação americana, o que pode caracterizar crimes sob jurisdição do país. Até o momento, não há acusação formal contra dirigentes da entidade. 

Enquanto a investigação avança, a seleção da Argentina segue na disputa da Copa do Mundo de 2026 e está classificada para as quartas de final. Representantes da AFA afirmaram que a abertura do inquérito não significa condenação e disseram que a entidade pretende colaborar com as autoridades durante o andamento das apurações.