Instituto Butantan alerta: inseticidas, plantas e criação de galinhas não são eficazes e podem agravar o problema em casa
Redação
Publicado em 11/01/2026, às 15h13
Com o aumento dos encontros entre escorpiões e humanos, nas cidades, cresce também a desinformação sobre como combater esses aracnídeos.
Instituto Butantan divulgou alerta no qual esclare cinco mitos comuns que, além de ineficazes, podem colocar a família em risco.
Em 2024, os escorpiões lideraram os acidentes com animais peçonhentos no Brasil, com 198 mil casos registrados. Só no estado de São Paulo, foram 42 mil ocorrências.
Para ajudar na prevenção, o aracnólogo Paulo Goldoni, do Butantan, desmente as principais crenças populares:
1. Inseticidas e água sanitária funcionam?
MITO - Uso de venenos, água sanitária e vinagre não é recomendado. Produtos químicos irritam o animal, fazendo com que ele saia do esconderijo e se espalhe pela casa, aumentando o risco de acidentes. Além disso, o estresse químico pode estimular a fêmea a se reproduzir sozinha (partenogênese), gerando mais filhotes.
2. Plantas como lavanda e arruda afastam o bicho?
MITO - Não existe comprovação científica de que qualquer planta funcione como repelente natural para escorpiões. Eles vivem em todos os biomas e não se incomodam com o cheiro de alecrim, citronela ou lavanda.
3. Criar galinhas ajuda no controle?
MITO - Embora as galinhas comam escorpiões, elas não são um método eficaz de controle urbano. As galinhas são diurnas e os escorpiões, noturnos, o que torna o encontro raro. Além disso, as fezes das aves podem atrair o mosquito-palha, transmissor da leishmaniose.
4. Posso passar álcool ou fazer torniquete na picada?
NÃO - Jamais use receitas caseiras, como a "garrafada" (álcool com escorpião morto), torniquetes ou tente sugar o veneno. Essas práticas aumentam o risco de infecção e necrose. A única recomendação é lavar com água e sabão e ir imediatamente ao médico.
5. Devo usar caixa de ovo como armadilha?
NÃO - Caixas de ovos só devem ser usadas por profissionais para transportar animais vivos. Em casa, elas podem servir de abrigo para o aracnídeo, em vez de armadilha.
Caso encontre um escorpião em casa, não tente pegá-lo com as mãos, mesmo de luva.
Se sentir segurança, use sapatos fechados, calça comprida e empurre o animal com um graveto longo para dentro de um pote plástico. Além disso, caso não possa capturar, use um objeto longo e rígido para golpeá-lo.
Mesmo morto, guarde o animal em um pote com álcool 70% e leve ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade, para ajudar no mapeamento da espécie na região.
* Com informações da Agência SP
Homem ateia fogo no próprio carro durante blitz em Praia Grande; assista vídeo
Quatro pessoas morrem em acidente causado por caminhoneiro embriagado na Rio-Santos