Construção de canal contra enchentes altera tráfego na perimetral até 2027

Obras de drenagem na Alemoa, em Santos, alteram trânsito na saída do porto; atual rotatória será extinta para construção de canal que evitará alagamentos

Redação
Publicado em 07/01/2026, às 16h23

Objetivo é quadruplicar capacidade de vazão das águas pluviais - Divulgação


Motoristas que trafegam pela entrada de Santos devem redobrar a atenção a partir desta sexta-feira (9). Início das obras de construção de canal de drenagem, na região da Alemoa, provocará mudanças significativas no trânsito, com desvios e estreitamento de pistas.

Intervenção promovida pela Autoridade Portuária de Santos (APS) é feita nas imediações da rotatória da Alemoa, entre o final do viaduto Paulo Bonavides e a avenida Engenheiro Augusto Barata.

Objetivo é quadruplicar a capacidade de vazão das águas pluviais para solucionar o problema crônico de alagamentos, que trava a logística e prejudica a população local em dias de chuva.



Para a obra, a atual rotatória será suprimida, e as faixas de rolamento no sentido de saída do porto serão interditadas, desviando o fluxo para uma pista alternativa, em construção desde outubro.

Confira as rotas

O trânsito no sentido de entrada no porto não será afetado. No entanto, na saída, a pista alternativa é mais estreita, o que pode gerar retenções. Agentes da Guarda Portuária e um guincho estarão no local para apoio.

Solução definitiva e novo visual

A obra substituirá a pequena vala atual (1,5m) por um canal de 5 metros de extensão, garantindo escoamento eficiente da água. Além da drenagem, o calçamento de paralelepípedos será trocado por asfalto, e a antiga rotatória dará lugar a dois retornos com entrada livre, melhorando a fluidez.



Previsão é que os trabalhos sigam até janeiro de 2027.



Santos

Leia também

Programação do Santos Verão 2026 reúne música e dança na orla e em palcos externos da cidade


Fundo Social de Santos disponibiliza 64 vagas para cursos de padaria artesanal e maquiagem