Cerimônia ocorreu na sexta-feira (19) e celebrou a conclusão de projetos de capacitação para adolescentes; estudante celebra formação
Redação
Publicado em 22/06/2026, às 14h33
Uma noite de emoção e reconhecimento marcou a formatura de mais de 370 jovens do Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social de Santos (Camps). A cerimônia ocorreu na sexta-feira (19).
O evento reuniu familiares, autoridades, educadores e parceiros para celebrar a conclusão das turmas do Projeto Avançar e do Programa CapacitaCE. As iniciativas preparam adolescentes e jovens para o mercado de trabalho na Baixada Santista.
O presidente do Camps Santos, Eduardo Varela, ressaltou que a formatura representa mais do que a conclusão de um curso.
Em muitos casos, a formatura simboliza o fim de um ciclo. Para esses jovens, ela representa o início de uma etapa muito importante. Após quatro meses de preparação, eles estão prontos para buscar oportunidades, iniciar suas trajetórias profissionais e construir novos caminhos para o futuro”, disse.
A prefeita em exercício de Santos, Audrey Kleys, destacou a parceria entre a prefeitura e a instituição na qualificação e inserção dos jovens no mercado.
O Camps e a prefeitura mantêm uma parceria muito importante para a formação dos nossos jovens. Enquanto a instituição capacita e orienta, a administração municipal contribui com oportunidades em diferentes secretarias. É uma união que gera resultados concretos e transforma vidas”, afirmou.
Entre os formandos, a expectativa pela primeira oportunidade profissional era evidente. O estudante Rihan Quintino Zanon, de 15 anos, escolhido como orador da turma, falou sobre os aprendizados adquiridos e os planos.
O Camps nos prepara para o mercado de trabalho, ensina habilidades importantes para a vida e amplia nossa visão sobre as possibilidades profissionais. Acredito que o trabalho contribui para o amadurecimento e para a construção do nosso futuro”, concluiu o jovem.
BTP é o terminal portuário que mais contribui para exportação do café brasileiro
Santos, primeira cidade da Baixada a aderir a plano de inclusão das pessoas com deficiência