Bandeira vermelha: confira as 37 praias impróprias para o banho no litoral de SP

Pior situação é a da Baixada Santista, e Santos tem todas as praias impróprias; veja a situação das demais cidades da região e litoral norte

Esther Zancan
Publicado em 26/09/2025, às 09h00

Cetesb monitora 175 praias no litoral paulista - Esther Zancan


Das 175 praias monitoradas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) no litoral de São Paulo, 37 receberam bandeira vermelha esta semana, indicando que não estão próprias ao banho. Confira a situação da balneabilidade nas cidades da Baixada Santista e litoral norte.

Baixada Santista

Todas as praias de Santos estão impróprias ao banho nesta semana - Esther Zancan

 

Litoral Norte

Monitoramento da qualidade das praias

A Cetesb coleta regularmente amostras de água em diversos pontos do litoral paulista, seguindo os parâmetros estabelecidos pela Resolução nº 274/00 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). De acordo com Claudia Lamparelli, gerente da divisão de águas litorâneas da Cetesb, o principal objetivo do programa é acompanhar a qualidade das praias do estado, oferecendo à população informações que ajudam na escolha de locais seguros para banho.



As análises são feitas semanalmente, ao longo de cinco semanas consecutivas, com foco na presença de bactérias fecais como os enterococos. Além disso, outros fatores como óleo na água, maré vermelha, proliferação de algas tóxicas e surtos de doenças de origem hídrica também são considerados, pois podem tornar a praia imprópria para banho.

Recomendações de segurança

A Cetesb orienta que o banho de mar seja evitado por pelo menos até 24 horas após chuvas intensas. Também não é aconselhável nadar em canais, córregos ou rios que deságuam no oceano, nem ingerir água do mar.

Grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com imunidade comprometida, estão mais suscetíveis a contrair doenças ao entrarem em contato com águas contaminadas. Além da gastroenterite, há risco de infecções nos olhos, ouvidos, nariz e garganta.



Para mais conteúdos:



Leia também

Jardim Botânico de Santos é opção de passeio repleta de cores e aromas nesta primavera


Litoral de SP tem 'invernico' e previsão de ondas de até 2,7 metros de altura