Alunos de Santos têm aula sobre cultura oceânica no Novo Quebra-Mar

Estudantes da UME Gota de Leite participaram de atividades sobre o emissário submarino, a fauna costeira e a preservação ambiental

Geilton Junior
Publicado em 26/08/2026, às 13h23

Proposta foi aproximar conteúdos trabalhados em sala de aula da realidade do território santista - Divulgação/Prefeitura de Santos


Alunos da UME Gota de Leite, na Encruzilhada, em Santos, participaram de uma aula diferente nesta semana. Em vez da sala tradicional, estudantes e familiares foram ao Novo Quebra-Mar, no José Menino, para uma atividade voltada à cultura oceânica e à educação ambiental.

A ação, chamada de Exploração de Território e Cultura Oceânica, foi feita pelo grupo de Educação Ambiental e Climática da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Núcleo de Educação Integral, instalado no próprio Novo Quebra-Mar. A proposta foi aproximar os conteúdos trabalhados pelos professores em sala de aula da realidade do território santista.

A programação começou com uma roda de leitura mediada. Na sequência, os participantes passaram por três estações de atividades. Uma delas abordou a história e a importância do emissário submarino para Santos por meio de um jogo de exploração do território.



Outro momento foi dedicado à dinâmica dos seres vivos encontrados na região costeira, com atenção especial à ilha Urubuqueçaba. Os estudantes também participaram de uma investigação sobre animais marinhos conduzida pela equipe de Educação Ambiental do Aquário de Santos, ligado à Secretaria de Meio Ambiente.

Aprendizado fora da sala de aula

Segundo Fabrício Cruz, representante do grupo de Educação Ambiental e Climática, a participação das famílias ajudou a ampliar a experiência. Para ele, a atividade permitiu que adultos e crianças vivenciassem na prática conteúdos que já eram desenvolvidos nas escolas.

A iniciativa também abordou a relação de Santos com as mudanças climáticas e a necessidade de preservação dos ambientes naturais. A proposta é utilizar espaços da própria cidade como ferramentas de aprendizagem e aproximar os estudantes das questões ambientais presentes no litoral.



Professoras que acompanharam os alunos também destacaram a importância da atividade. Débora Souza da Silva, do 1º ano A, classificou a experiência como um momento de aprendizado e integração com os conteúdos trabalhados em sala.

Thaynara Almeida, do 4º ano B, ressaltou que os estudantes já estudavam temas relacionados ao meio ambiente e que a visita ao espaço do Emissário permitiu observar, na prática, um território importante para a cidade. A presença das famílias também foi apontada como um fator que contribuiu para a atividade.

Famílias também participaram

A programação contou ainda com a participação dos familiares dos estudantes. Silvia de Oliveira Cardoso, mãe de um aluno do 4º ano B, acompanhou a atividade e destacou o conteúdo aprendido durante a experiência.



Para Maria Graziela dos Santos, mãe de uma estudante do 1º ano A, a iniciativa conseguiu reunir aprendizado e diversão para crianças e adultos.

A atividade integra ações relacionadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), voltado à Educação de Qualidade.



Santos