Excesso de veículos causa retenções nos trechos de serra e no acesso ao porto de Santos; confira os pontos afetados
Redação
Publicado em 26/03/2026, às 08h58
O excesso de veículos reduz a velocidade e causa congestionamentos nas rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), na manhã desta quinta-feira (26). De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), motoristas lidam com retenções, em pontos específicos, tanto na descida para o litoral de São Paulo quanto na subida para a capital paulista.
Para quem viaja em direção a São Paulo, a rodovia dos Imigrantes apresenta tráfego congestionado entre o km 16 e o km 14. Já na rodovia Anchieta, na mesma direção, a lentidão atinge as pistas expressa e marginal, do km 19 ao km 16. Mais à frente, os condutores voltam a encontrar fluxo lento, do km 13 ao km 9,7.
Na descida da serra, a situação também exige atenção. Ainda de acordo com a Artesp, a pista expressa da via Anchieta registra congestionamento, do km 62 ao km 65,6, na direção da Baixada Santista. Já para os veículos comerciais, o acesso ao porto flui com tráfego intenso na pista marginal, do km 63,5 ao km 65,6.
Apesar das alterações e do alto volume de tráfego nestas áreas, as demais rodovias que compõem o complexo viário operam normalmente. O órgão também informa que, nos trechos onde há retenção, o tempo permanece bom.
O SAI abrange 176,8km de estradas privatizadas e atua como o principal corredor logístico e turístico entre a Grande São Paulo e a costa paulista. A malha, que recebe aproximadamente 40 milhões de veículos por ano, conta com serviços de auxílio mecânico, socorro médico e monitoramento de condições da via disponíveis 24h aos motoristas.
A concessionária Ecovias Imigrantes, responsável pelo sistema, atende gratuitamente pelo telefone 0800 019 7878.
Novo acesso ao porto de São Sebastião entra na fase final; entenda o que muda
Saiba quais concessionárias administram a rodovia Padre Manoel da Nóbrega