Pedágio da Imigrantes sobe para R$40,60 e sistema free flow começa em julho

Artesp homologa reajuste de 4,91% no Sistema Anchieta-Imigrantes; cobrança free flow terá valor dividido: R$20,30 para cada sentido da rodovia

Redação
Publicado em 25/06/2026, às 16h31

Veículos no Sistema Anchieta-Imigrantes, na Baixada Santista, que terá novos valores de pedágio - Divulgação/Ecovias


Motoristas que utilizam as rodovias paulistas administradas pela Ecovias pagarão mais caro a partir de 1º de julho. A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) homologou o reajuste anual de 4,91% nas tarifas do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), na Baixada Santista. O valor do pedágio principal subirá de R$38,70 para R$40,60.

Com a atualização do governo paulista, publicada no Diário Oficial do Estado na terça-feira (23), as rodovias Anchieta (SP-150) e Imigrantes (SP-160) permanecem com uma das tarifas mais altas do Brasil.

Novos valores na região

Outras praças sob concessão da concessionária no litoral também sofrerão reajustes. Na rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Santos, a tarifa passará de R$18,30 para R$19,20. Já na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em São Vicente, o valor subirá de R$10,90 para R$11,40. Os motociclistas continuarão isentos da cobrança em todos os trechos, conforme a regra vigente.



Início do sistema free flow

Na mesma data do reajuste, o complexo viário adotará o sistema de cobrança eletrônica free flow. O modelo substitui as praças físicas por pórticos com sensores e câmeras que identificam os veículos em movimento, o que dispensa a parada dos condutores.

Por causa da mudança, a cobrança não ocorrerá apenas na descida da serra. O valor total será dividido entre os dois sentidos de direção: R$20,30 para quem segue sentido ao litoral e R$20,30 para quem segue à capital. De acordo com a Artesp, a alteração moderniza a estrutura viária, reduz filas e melhora a fluidez do trânsito no corredor rodoviário.

Tarifas mais altas do país

Mesmo com a adoção da tecnologia de fluxo livre, o custo do Sistema Anchieta-Imigrantes permanece entre as tarifas mais caras do Brasil. O complexo rodoviário paulista é uma das praças conhecidas por taxas mais elevadas, veja o ranking.



Para mais conteúdos